Câmara aprova recursos para usina de triagem de resíduos

Crédito especial de R$ 350 mil será usado para implantação da usina, uma reivindicação do vereador Luis Carlos Sanches

Publicado em: 16 de março de 2010

Câmara aprova recursos para usina de triagem de resíduos
16/3/2010 - 16:16:33

A Câmara aprovou em regime de urgência o Projeto de Lei 15/2010, do Executivo, que autoriza abertura de crédito especial de R$ 350 mil, cuja cobertura será feita com recursos conveniados com o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

A Prefeitura já foi autorizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente para implantar a usina, cuja indicação foi apresentada ano passado pelo vereador Luis Carlos Sanches (PTB).

De acordo com a Prefeitura, a unidade será construída numa área de 11 mil metros quadrados, ao lado do Aterro Sanitário e terá capacidade para processar até 10 toneladas/hora de resíduos oriundos das obras de construção civil. Além disso, a usina ajudará a ampliar o tempo de vida útil do aterro.

Ainda segundo o projeto aprovado pelo legislativo, a reciclagem dos resíduos da construção civil representa vantagem econômica, uma vez que a produção de agregados com base no entulho pode gerar uma economia de mais de 80% em relação aos preços dos agregados convencionais.

A partir deste material é possível fabricar componentes com uma economia de 70% em relação a similares com matéria prima não reciclável. Com a usina será possível processar os entulhos e transformá-los em pedra de brita, pó de pedra e pedrisco. O material produzido será utilizado na recuperação de estradas rurais, construção de tubos, bancos de praças e postes.

“Com a aprovação deste projeto nosso município deu mais um passo para obter o selo verde, destinado às cidades que levam a sério a questão da preservação ambiental, e isso tudo graças ao trabalho da competente equipe de apoio ao prefeito Waldemir. Quem ganha isso é a nossa população e o meio ambiente”, comemorou Luis Carlos.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal