Grupo Fênix de Teatro fará apresentações beneficentes em prol de Mariana de Oliveira

O Grupo Fênix de Teatro, com o apoio do presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, está realizando uma campanha beneficente em prol da adolescente Mariana de Oliveira Silva.

Publicado em: 02 de setembro de 2011

Adolescente precisa passar por cirurgias para voltar a andar

O Grupo Fênix de Teatro, com o apoio do presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, está realizando uma campanha beneficente em prol da adolescente Mariana de Oliveira Silva, 13 anos. Duas apresentações teatrais serão realizadas com o objetivo de angariar recursos a fim de que a garota possa ser submetida a uma cirurgia para voltar a andar.
Segunda a mãe Maria Cecília de Oliveira, Mariana teve paralisia cerebral quando criança e a parte do cérebro atingida afetou o desenvolvimento psicomotor dela. A garota fez readaptação na Apae, na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e numa escola em Presidente Prudente. “Ela começou a andar com quatro anos. Depois ela começou a andar na pontinha dos pés e reclamava de muita dor. Começamos a perceber que nas atividades na escola em Presidente Prudente, ela não conseguia mais andar a cavalo. Ela andava bem. Então, em 2008, a Mariana foi para uma lista de espera de mais de 300 pessoas para operar”, conta.
Mariana cresceu, mas o nervo não acompanhou seu crescimento. A mãe revela que a garota está atrofiando os pés, os joelhos, o quadril e a coluna. A adolescente tornou-se cadeirante. Se for esperar pelo SUS, a cirurgia poderá demorar mais de dois anos. “Cada vez que passa, ela vai adquirindo outras deformidades em função da deformidade que ela já tem”, diz a mãe.
A garota passará por uma série de cirurgias para voltar a andar. O custo da primeira cirurgia é de R$ 12.600,00. No entanto, o médico ortopedista e fisiatra Hilario Maldonado, de Marília, se sensibilizou com a história de Mariana. Por isso, ele deu sua parte e o custo caiu para R$ 6 mil. “Se ela não fizer a cirurgia particular, ela pode ter mais seqüelas”, comenta a mãe.
Sem ter condições de pagar pela cirurgia, Maria Cecília procurou o vereador Luis Carlos Sanches. Após conhecer o drama da garota, o parlamentar entrou em contato com o Grupo Fênix de Teatro que se propôs a realizar as apresentações beneficentes. “O vereador Luis Carlos nos passou a situação da Mariana. Reuni o grupo e apresentei o problema. Chegamos à conclusão que poderíamos fazer uma apresentação em prol da Mariana”, explica Charles Passos, diretor do Grupo Fênix de Teatro.
Integrantes do Grupo Fênix de Teatro estão vendendo os ingressos do espetáculo “Lampião e Maria Bonita no Reino Divino”. A apresentação será nos dias 10 e 11 de setembro, no Anfiteatro do Cazuza Palace, antiga Casa da Cultura. “No sábado, dia 10, a apresentação será às 20 horas. Já no domingo, faremos duas apresentações: às 16 horas e às 20 horas”, informa Charles.
Os ingressos estão sendo vendidos no valor de R$ 10,00. O Grupo Fênix de Teatro disponibilizou 600 ingressos para as três apresentações: 200 no sábado e 400 no domingo. Se todos os convites foram vendidos, a campanha arrecadará R$ 6 mil para que a Mariana possa fazer sua primeira cirurgia.
A mãe conta que Mariana sonha em voltar a andar. A garota mantém a esperança e faz planos para o futuro. Ela quer ser advogada. “Ela é capaz de muita coisa. Eu acredito muito na força de vontade dela e tenho muita fé em Deus que ela vai andar”, diz.
Além do apoio do vereador Luis Carlos e do Grupo Fênix de Teatro, Maria Cecília agradeceu à empresa Frigma que pagou a consulta e o transporte de Mariana até Marília.