Telma Tulim solicita recursos para o CREAS

A vereadora Telma Tulim solicitou o apoio político do deputado estadual Mauro Bragato visando à obtenção de recurso no valor de R$ 30 mil.

Publicado em: 06 de setembro de 2011

Objetivo é comprar um veículo para o projeto

A vereadora Telma Tulim solicitou o apoio político do deputado estadual Mauro Bragato visando à obtenção de recurso no valor de R$ 30 mil, por meio de encaminhamento de emenda orçamentária específica, a fim de que seja adquirido um veículo para o Centro e Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A indicação da vereadora foi aprovada na sessão dia 29 de agosto.
O CREAS, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), constitui-se numa unidade pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
Inaugurado no dia 10 de agosto, o CREAS de Tupã não possui um veículo próprio, o que vem dificultando em muito o trabalho da equipe multidisciplinar. “Apresentamos esta propositura para tentar melhorar as condições de trabalho dessa equipe, bem como o atendimento à população necessitada”, comenta a vereadora Telma Tulim.
Segundo a vereadora Telma Tulim, o público alvo atendido pelo CREAS são crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.
O CREAS oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. “O atendimento é prestado no CREAS ou pelo deslocamento de equipes em territórios e domicílios onde a violação de direitos está acontecendo. Por isso, é necessário que todos os CREAS tenham um veículo para transportar sua equipe e só assim garantir um atendimento de qualidade a todos os que precisam”, observa a vereadora.