Câmara presta homenagem ao Sincomerciários de Tupã

Sindicato dos Comerciários foi homenageado por ter recebido prêmio Top Empresarial de Incentivo à Qualidade

Publicado em: 16 de março de 2010

Por iniciativa da vereadora Telma Tulim (PSDB), a Câmara entregou homenagem ao Sindicato dos Comerciários de Tupã (Sincomerciários) pela conquista do prêmio Top Empresarial de Incentivo à Qualidade, outorgado em 3 de dezembro último pelo Instituto Cultural da Fraternidade Universal (ICFU), com apoio cultural da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo (FALASP).

Diretoria da entidade, representada pelo presidente Amauri Sérgio Mortágua, pelo vice Paulo Martins da Silva e pela diretora regional de Osvaldo Cruz, Marina Alves Mota, compareceu à homenagem, assim como diversos representantes da categoria.

A outorga do prêmio ao setor do sindicalismo é inédita, pois só agora foi pesquisado o segmento e o Sincomerciários de Tupã foi o escolhido entre todos os sindicatos do Brasil, sendo a primeira entidade sindical a ter destaque nacional também por institutos que representam a sociedade brasileira, fora do movimento sindical.

Essa conquista coloca o trabalho deste sindicato e sua luta pelos direitos da categoria em destaque nacional, conforme observou a autora da homenagem. “É uma honra para esta Câmara conceder a homenagem ao Sincomerciários de Tupã, um sindicato reconhecido no país por brigar não apenas pelos direitos salariais, mas também por trazer qualidade de vida para seus sindicalizados”, afirmou Telma Tulim.

Representando o prefeito Waldemir, secretário de Governo Adriano Rigoldi falou sobre a importância do Sincomerciários para Tupã, que segundo ele, “faz um sindicalismo diferenciado, de chão de loja, junto ao comerciário, ouvindo suas necessidades para depois levar suas reivindicações até o patrão”. “O Sindicato dos Comerciários é um sindicato moderno, de acordo, de conciliações e de benefícios tanto para o empregado como para o patrão, entendendo as duas partes”, afirmou.

Em nome do sindicato, Amauri Mortágua agradeceu a homenagem e creditou a conquista do prêmio Top Empresarial ao trabalho da diretoria e dos funcionários do Sindicato, uma entidade que representa mais de 4,5 mil comerciários de 19 cidades do centro-oeste paulista.

Ele falou do novo conceito de sindicalismo adotado pela entidade, que vem dando resultados positivos, e disse que o sindicato trabalha essencialmente na defesa dos comerciários e na garantia de suas conquistas. “Adquirimos o Clube Marajoara, hoje Clube dos Comerciários, por entender que tudo que possível trazer para a categoria representa um ganho”, comentou, referindo-se ao tradicional clube da cidade adquirido pelo sindicato em 2007.

Essa forma arrojada e moderna de fazer sindicalismo tem garantido ao Sincomerciários o reconhecimento regional, estadual e nacional, conforme ressalta Amarui. “Também conquistamos respeito internacional ao sermos o único sindicato da região do Estado a participar por dois anos consecutivos do Fórum Mundial Social, por indicação da Força Sindical. Isso é motivo de muita satisfação e de orgulho para nós”.

Por último, o presidente do Sincomerciários de Tupã destacou a crescente projeção que o Sindicato dos Comerciários vem ganhando no país e da luta pela regulamentação da categoria, que apenas no Estado de São Paulo reúne mais de 2 milhões de trabalhadores.

“O maior patrimônio do sindicato hoje é o respaldo de sua categoria. Hoje, o Sincomerciários é uma entidade respeitada, que eleva o nome de Tupã dentro do mundo sindical”, afirmou.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal