Vereador Valmir Zoratto solicita recursos para ampliar castração de fêmeas de cães e gatos

Publicado em: 15 de setembro de 2011

O vereador Valmir Zoratto solicitou apoio político ao deputado estadual Feliciano Nahimy Filho visando à liberação de R$ 100 mil para ampliar o programa de castração de fêmeas de cães e gatos. A indicação foi aprovada na sessão do dia 12 deste mês.
De acordo com o vereador Valmir Zoratto, a real necessidade de ampliar a castração de fêmeas de cães e gatos decorre, principalmente, da grande quantidade de animais que são abandonados nas ruas da cidade. “Esse abandono acaba ocasionando outros problemas, como a reprodução indiscriminada destes animais, bem como a propagação de inúmeras doenças”, alerta.
Como principal benefício da ampliação da castração em fêmeas de cães e gatos, o vereador Valmir cita o controle da reprodução dos animais, diminuindo consideravelmente o número de animais de rua e conseqüentemente o número de doenças transmitidas por eles.
O vereador Valmir também observa que os animais castrados são mais saudáveis, ou seja, têm menos chance de desenvolverem problemas de tumores e infecções nos órgãos reprodutivos. “Além do mais, animais castrados facilitam a colocação dos mesmos em lares adotivos”, comenta.
Atualmente, a castração em fêmeas é feita através de um convênio da Prefeitura com um veterinário da cidade.  Nesse programa, são castradas 20 fêmeas por mês. O interessado deve procurar a Associação Protetora dos Animais de Tupã (ASPAT) para fazer o agendamento.
Segundo a presidente da ASPAT, Marina Vidal, o agendamento para castração das fêmeas só estará disponível a partir do ano que vem, pois a fila de espera encontra-se acumulada.