Vereador “Ninha Fresneda” propõe utilização de postes de energia solar

O vereador “Ninha Fresneda” solicitou a substituição gradativa dos postes de iluminação pública existentes em todas as praças da cidade, por modernos postes de iluminação a energia solar.

Publicado em: 16 de setembro de 2011

O vereador Augusto Fresneda Torres, “Ninha Fresneda”, solicitou que o prefeito realize estudos visando à substituição gradativa dos postes de iluminação pública existentes em todas as praças da cidade, por modernos postes de iluminação a energia solar. O parlamentar propõe ainda que este equipamento seja implantado como alternativa para futuras instalações nos projetos paisagísticos, elevando a consciência ecológica da população.
Segundo o vereador “Ninha Fresneda”, a indicação tem por objetivo apresentar o modelo de iluminação pública à energia solar que não necessita de uma central de captação e distribuição, elevando a flexibilidade para a instalação destes modernos equipamentos de iluminação pública. “O intuito desta propositura é apresentar aos turistas e munícipes de Tupã, maior conscientização ecológica, modernizando as nossas praças no complemento que elas já recebem, despontando nossa cidade a padrões internacionais no quesito das fontes renováveis”, comenta.
O vereador “Ninha Fresneda” observa que já existem modelos de postes de iluminação a energia solar com designer para jardins. “Isso nos proporcionaria a possibilidade de gradativas substituições em nosso planejamento paisagístico”, destaca.
A energia usada nestes postes é absorvida durante o dia através de placas com células fotovoltáicos. Ao entardecer as luzes acendem e ao amanhecer desligam automaticamente. Ao primeiro contato de luz solar, o poste se desliga automaticamente. O contrário também acontece. Ao identificar a ausência de iluminação, o poste já começa a funcionar. “Com a economia gradativa, será possivelmente viável a compra destes equipamentos, já que o sugerido é que tais instalações sejam em projetos paisagísticos e em praças de nossa Estância Turística”, destaca.