Cirurgia da garota Mariana será realizada no próximo mês

A campanha beneficente desenvolvida pelo Grupo Fênix de Teatro, com o apoio do vereador Luis Carlos Sanches, foi um sucesso. A primeira cirurgia da garota está agendada para o dia 4 de outubro.

Publicado em: 20 de setembro de 2011

Vereador Luis Carlos agradece a todos que colaboraram com a campanha

O sonho de Mariana de Oliveira Silva em poder voltar a andar está prestes a se tornar realidade. A campanha beneficente desenvolvida pelo Grupo Fênix de Teatro, com o apoio do presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, foi um sucesso graças ao apoio de centenas de tupãenses que se sensibilizaram com a história da adolescente. A primeira cirurgia da garota está agendada para o dia 4 de outubro.
Mariana teve paralisia cerebral quando criança e a parte do cérebro atingida afetou o desenvolvimento psicomotor dela. A mãe da garota, Maria Cecília de Oliveira, conta que ela começou a andar com quatro anos. Mariana cresceu, mas o nervo não acompanhou seu crescimento. A mãe revela que a garota está atrofiando os pés, os joelhos, o quadril e a coluna. A adolescente tornou-se cadeirante. Se fosse esperar pelo SUS, a cirurgia poderia demorar mais de dois anos, porém a garota não pode esperar mais, pois está em desenvolvimento. Neste tempo em que esperou pela cirurgia, ela teve os membros inferiores atrofiados e já está entortando a coluna vertebral.
Para voltar a andar, Mariana passará por uma série de cirurgias. Sem ter condições de pagar pela operação, Maria Cecília procurou o vereador Luis Carlos Sanches. Após conhecer o drama da garota, o parlamentar entrou em contato com o Grupo Fênix de Teatro que se propôs a realizar as apresentações beneficentes.
Nos dias 10 e 11 deste mês, o Grupo Fênix de Teatro fez três apresentações no Anfiteatro do Cazuza Palace. Para levantar o custo da primeira cirurgia foram vendidos 600 ingressos no valor de R$ 10,00. Muitos tupãenses também preferiram colaborar sem adquirir os convites. “Fiquei muito feliz da população ter atendido nossa campanha. Fiquei muito feliz porque nós conseguimos atingir a nossa meta, que era vender 600 ingressos. Sou grato ao Grupo Fênix de Teatro que comprou a idéia e abraçou a causa. Tenho muito orgulho do grupo teatral Fênix, do qual ajudei a fundar e faço parte. É um grupo que já está acostumado a usar a sua arte em benefício do próximo, pois todos os seus espetáculos são apresentados primeiro nas entidades e hospitais de nossa cidade. Por isso, quando a Mariana e sua mãe me procuraram, pensei imediatamente no grupo teatral Fênix para nos ajudar”, diz o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches.
O vereador Luis Carlos também agradece a todo mundo que colaborou adquirindo os ingressos ou com doações. “Os tupãenses mostraram mais uma vez que somos uma cidade solidária e preocupada com nossos cidadãos. Também agradeço ao Miro Cazuza por ser cedido o anfiteatro, à imprensa pela divulgação e à funcionária municipal Clarice, que muito se dedicou a essa campanha. Ultrapassamos os R$ 6 mil”, destaca.
Bastante emocionada com o sucesso da campanha, Maria Cecília diz que fez um pedido de socorro para o vereador Luis Carlos. “Ele foi uma peça muito importante nesta primeira fase do tratamento e cirurgia da Mariana. Foi uma experiência muito boa, que me acrescentou muito a respeito de vida e de solidariedade. Se alguém pede socorro, sempre tem uma mão estendida”, conta.
Somando a venda dos ingressos e doações, a campanha arrecadou R$ 7.423,00. No dia 14 deste mês, Mariana passou por uma consulta em Marília. O vereador Luis Carlos, que acompanhou Mariana e sua mãe nesta consulta, conta que o médico ortopedista e fisiatra Hilario Maldonado se sensibilizou com a campanha, especialmente pelo envolvimento da comunidade que abraçou essa causa. Por isso, o Dr. Hilario doou a cirurgia médica. Com isso, o valor da operação caiu, no entanto, a garota terá o custo do centro cirúrgico, do anestesista, do instrumentador e das diárias no hospital no pós-operatório. Ela terá que utilizar um andador especial e fazer fisioterapia para fortalecer a musculatura do membro inferior.
O recurso adquirido na campanha também será utilizado na segunda cirurgia, que consiste na operação dos pés. Segundo o vereador Luis Carlos, o médico explicou que, após a realização das duas cirurgias, Mariana passará pelo período de reabilitação e fisioterapia. Ela deve voltar a andar dentro de um ano e meio. Antes, a garota utilizará andador e muleta, além de reaprender a andar com equilíbrio. Ela também fará muita fisioterapia para fortalecimento da musculatura dos membros inferiores.