Danilo Aguillar e apicultores apresentam projetos no programa Ponto de Vista

O vereador Danilo recebeu o médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Luis Domingues e os apicultores, Delair Letra, Miguel José da Silva e Edmilson Saconato, no programa Ponto de Vista.

Publicado em: 27 de setembro de 2011

O vereador Danilo Aguillar Filho recebeu o médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Luis Domingues e os apicultores, Delair Letra, Miguel José da Silva e Edmilson Saconato, no programa Ponto de Vista, exibido pela Tv Câmara.
 Durante entrevista, Delair Letra explicou como funcionam os trabalhos da associação que tem como propósito principal a valorização do produto. O apicultor também falou que o foco maior é mostrar a importância da apicultura, que precisa ser mais valorizada no Brasil e receber maior incentivo, pela sua importância ecológica, econômica e  alimentar.
Já o vereador Danilo Aguillar parabenizou os trabalhos desenvolvidos pelos produtores de mel e destacou a importância dos apicultores, pois alem da produção do mel, prestam serviços ambientais importantes na reprodução de inúmeras espécies de plantas silvestres e cultivadas, através da polinização. “O mel é o alimento natural mais completo que existe, com mais de 3 dezenas de componentes importantes para o organismo humano”, disse o parlamentar.
Danilo destacou que a Secretaria Municipal de Agricultura está à disposição dos apicultores e todos os produtores rurais. “Servir o homem do campo  é o objetivo, ou seja, a razão de existir da secretaria Municipal de Agricultura“, disse.
Durante a entrevista, o produtor Edmilson Saconato falou sobre seu apiário. Ele iniciou as atividades com poucas colméias e foi aumentando gradativamente sendo que atualmente conta com uma estrutura completa para obter um produto de qualidade. “Foi mais por paixão do que por dinheiro. O prazer falou mais alto”, ressaltou.
Vale destacar que o Brasil ocupa 11º lugar no ranking mundial do mel. Atualmente, o município de Tupã e região conta com 17 apicultores, cadastrados na secretaria Municipal Agricultura.
 De acordo com Delair Letra, o grupo de apicultores procurou a Secretaria Municipal de Agricultura que colocou a disposição toda estrutura necessária para que a associação se regularizasse e voltasse a funcionar. Os associados estão animados com o apoio da secretaria que realizou palestras mostrando novas técnicas de como colher mel e como montar um apiário.
De acordo com os entrevistados, para iniciar um pequeno apiário são necessários de R$ 8 a R$ 10 mil, sendo que a colheita ocorre um período de três a quatro meses, dependendo das condições climáticas. Em cada colméia é possível colher no máximo 10 a 11kg de mel, em condições climáticas favoráveis.