Vereadora Telma propõe sistema de coleta de água de chuva nas escolas

A vereadora Telma Tulim propôs ao Poder Executivo a realização de estudos visando incluir nos projetos arquitetônicos das unidades escolares municipais.

Publicado em: 29 de setembro de 2011

A vereadora Telma Tulim propôs ao Poder Executivo a realização de estudos visando incluir nos projetos arquitetônicos das unidades escolares municipais, a instalação de um sistema de coleta para captação da água de chuva, para fins de economia, sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A indicação foi aprovada na sessão do dia 26 de setembro.
De acordo com a vereadora Telma Tulim, o uso de cisternas nas unidades escolares visa criar nas pessoas da comunidade uma consciência ecológica e a necessidade de evitar o desperdício de recursos naturais, considerando que a água potável é um recurso finito e, portanto, que deve ser utilizado de forma racional.
            A parlamentar observa que a água coletada servirá para a limpeza dos pátios das escolas e salas de aula, além de ser reaproveitada nas descargas dos sanitários. “A água de chuva é limpa e pode ser utilizada para atividades que dispensem o uso de água tratada como rega de plantas, lavagem de quintal e calçadas, descargas de vaso sanitário e irrigação de hortas”, explica.
            A vereadora Telma destaca que o sistema de coleta da água de chuva e seu armazenamento em cisternas é um recurso que diminui o impacto da água de chuva nas galerias pluviais. “O armazenamento de água de chuvas para posterior utilização contribui para minimizar as enchentes, sendo que o sistema de captação de água de chuva em cisternas é uma fonte alternativa de captação de água”, analisa.