Lucília Donadelli participa do Dia da Luta pelos Direitos do Deficiente Físico

Publicado em: 04 de outubro de 2011

A vereadora Maria Lucília Donadelli participou das atividades em comemoração ao Dia da Luta pelos Direitos do Deficiente Físico, lembrado no dia 21 de setembro. A programação recreativa ocorreu, no dia 30 de setembro, no Centro de Educação Integrada (CEI), reunindo deficientes e o coral de deficientes visuais Vida Iluminada da Associação das Mulheres Unimedianas.
Para a vereadora Lucília Donadelli, o Dia da Luta pelos Direitos do Deficiente Físico é importante para que a sociedade faça uma reflexão. “É um dia de reflexão para todos nós que buscamos um novo olhar para a questão da pessoa com deficiência. A nossa luta é simplesmente pela igualdade de oportunidade, inclusão e dignidade. Mais fácil do que vencer as barreiras físicas é vencer a muralha do preconceito social”, disse.
Durante a abertura do evento, a vereadora Lucília destacou que é preciso divulgar, informar e conscientizar que existem meios legais constitucionais e tecnológicos que consolidam as conquistas, os direitos e os deveres da pessoa com deficiência. “Tivemos consideráveis avanços na legislação nos últimos anos. A Constituição Federal de 1988 garante o acesso adequado e a integração do cidadão com deficiência. Já a Lei Federal 7.853/1989 assegura às pessoas com deficiência o exercício pleno de seus direitos básicos (educação, saúde, trabalho, lazer, previdência social, maternidade, amparo infantil)”, informou.
Lucília defende que é preciso trabalhar pela inclusão social com atitudes que garantam um convívio desprovido de preconceitos e caminhos que levem ao fortalecimento da dignidade e cidadania de todos na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. “Lutar pelos direitos da pessoa com deficiência é uma tarefa difícil. Trata-se de uma perene superação”, observou.
A programação reuniu representantes da Associação das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Tupã (Apdett) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (Semer) desenvolveram atividades recreativas com os participantes do encontro. O evento contou com a colaboração das secretarias municipais de Assistência Social, Governo, Saúde, Meio Ambiente, Educação e Planejamento e Infraestrutura, além das empresas Med Work, Supermercado Vitória e Distribuidora Coca-Cola.