Telma Tulim participou da III Conferência Estadual de Políticas para Mulheres

A vereadora Telma Tulim, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, participou da III Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, em São Paulo, nos dias 8, 9 e 10 deste mês.

Publicado em: 18 de outubro de 2011

A vereadora Telma Tulim, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, participou da III Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, que aconteceu na Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 8, 9 e 10 deste mês. O evento elegeu delegadas para a etapa nacional que acontecerá em dezembro, em Brasília.
            As propostas apresentadas na etapa estadual foram trazidas das conferências municipais e regionais. A conferência estadual debateu temas como a educação inclusiva; saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; direito à terra, moradia digna e infraestrutura social nos meios rural e urbano; cultura, comunicação e mídia igualitárias; enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia; autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho; e enfrentamento das desigualdades gerenciais que atingem as mulheres, especialmente às jovens e idosas.
O tema saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos foi um dos eixos no qual da vereadora Telma participou das discussões. A maioria das mulheres aprovou a proposta da legalização do aborto para ser encaminhada à etapa nacional. Contrária a decisão, a parlamentar criticou o resultado do pleito. “No plenário, vimos mulheres que só pensam em seus próprios corpos sem se preocupar com o fato de que, numa gravidez não é só o corpo dela que está em jogo, mas um outro corpo, uma outra vida forma-se e cresce naquele ventre”, lamentou.
Segundo a vereadora Telma Tulim, o evento também debateu o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, com a implementação total de medidas de proteção elencadas na Lei Maria da Penha, que neste ano completou cinco anos, além da estruturação das delegacias de polícia especializadas.
Durante a conferência estadual, que reuniu 1.500 delegadas de diversas cidades paulistas, foram eleitas 30 propostas para ações do Governo do Estado e outras 20 que foram encaminhadas à Conferência Nacional. O tema da etapa nacional é “Autonomia e Igualdade para as Mulheres” e tem entre os assuntos debatidos a realidade brasileira social, econômica, política e cultural e também os desafios para a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres que contribuam para a erradicação da pobreza.
 Além da vereadora Telma Tulim, Tupã foi representada pela advogada Thaís Laura Mirallas, que faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Comissão da Mulher Advogada da OAB.