Vereador Manzano propõe criação de Guia de Saúde

O vereador Valdemar Manzano Moreno solicitou ao Poder Executivo que estude a possibilidade e viabilidade de confeccionar um Guia de Saúde na rede pública municipal.

Publicado em: 19 de outubro de 2011

Por meio de indicação, o vereador Valdemar Manzano Moreno solicitou ao Poder Executivo que estude a possibilidade e viabilidade de confeccionar um Guia de Saúde na rede pública municipal. O parlamentar observa que população atendida por este sistema desconhece a totalidade dos serviços oferecidos, bem assim seus endereços, horários de atendimentos e os procedimentos.
De acordo com Manzano, muitos médicos que atuam junto à rede municipal de saúde também não são detentores de todas as informações possíveis e, por conta disso, muitos transtornos são gerados por ocasião do atendimento ao cidadão. “Sugerimos ao chefe do Executivo que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, edite e disponibilize a população um Guia de Saúde da Rede Pública Municipal, contendo em seu bojo, por exemplo, a relação das unidades de saúde, horário de funcionamento dos serviços e do plantão, caso exista, especialidades médicas, com identificação dos recursos humanos para cada Unidade de Saúde; lista dos equipamentos e exames laboratoriais fornecidos pela unidade, com os respectivos horários de funcionamento; e texto explicativo dos casos em que a população deve procurar a Unidade”, explicou.
No caso do Pronto Socorro e Laboratórios sob a gestão do município, Manzano defende que o Guia de Saúde deve fornecer o horário de funcionamento dos serviços, especialidades médicas, com identificação dos recursos humanos para cada unidade e laboratório, o número de leitos oferecidos, texto explicativo dos casos em que a população deve procurar o hospital e o laboratório.

Distrito de Varpa

Em outra indicação, o vereador Manzano solicitou ao prefeito a realização de obras de infraestrutura (guias, sarjetas e passeios públicos) nas seguintes vias públicas do Distrito de Varpa: Rua das Indústrias, entre as ruas João Batista e Pastor Carlos Kraul; Rua Carlos Kraul, entre as ruas das Indústrias e Esperança; Rua Esperança, entre as ruas Pastor Carlos Kraul e Vitória; Rua Vitória, entre as ruas Esperança e das Indústrias; Rua Riga, entre as ruas Rio do Peixe e Padre Nóbrega; Rua Maria Melemberg, entre as ruas Letônia e do Comércio; Rua Rio do Peixe, entre as ruas do Museu e Letônia; e Rua Rui Barbosa, entre as ruas Riga e Egle. Na impossibilidade, o parlamentar sugeriu que seja feita uma operação de limpeza geral, consistente de capinação e nivelamento das vias e tapa-buracos com motoniveladora (patrol), uma vez o estado precário de tais vias públicas.

Área de lazer

O vereador Manzano voltou a reiterar ao Poder Executivo melhorias na área de lazer localizada na lateral do Ginásio de Esportes “Elias Kenaifes”, através da limpeza pintura; iluminação e conserto do calçamento, visto que o piso de concreto está totalmente danificado. O parlamentar também solicitou a reposição das mesas danificadas para a prática de jogos entre aposentados e idosos.
            Essa área de lazer, segundo Manzano, necessita de melhorias para voltar a ser frequentada ainda mais pelos moradores daquela região, principalmente por aposentados e idosos que utilizam aquele local para a prática de jogos de dama, baralho e dominó, passando assim momentos de descontração e lazer.