Vereador “Ribeirão” e diretor do Senai destacam a importância da qualificação

O vereador “Ribeirão” recebeu, no programa Ponto de Vista,o diretor do Senai Marília/Pompéia, Ronaldo Sotrate Junior, e o professor da EMFI “Paulo Renato Stort”, Cleber Ribeiro Marquesin.

Publicado em: 21 de outubro de 2011

Curso de solda será implantado em Tupã

Para falar sobre a importância da qualificação profissional no mercado de trabalho, o vereador Antonio de Alves de Sousa, “Ribeirão”, recebeu, no programa Ponto de Vista, exibido pela TV Câmara, o diretor do Senai Marília/Pompéia, Ronaldo Sotrate Junior, e o professor da Escola Municipal de Formação Industrial (EMFI) “Paulo Renato Stort”, Cleber Ribeiro Marquesin.
Durante a entrevista, o diretor do Senai Marília/Pompéia, Ronaldo Sotrate Junior, explicou que o Senai é uma escola que atua em conformidade com a demanda do setor industrial. Em Tupã, o Senai desenvolve seu trabalho em parceria a Prefeitura, por meio da Escola de Formação Industrial “Paulo Renato Stort”, com o curso de mecânico geral (Aprendiz).
A EMFI "Paulo Renato Stort" foi inaugurada em 2007, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A unidade fica no prédio anexo à escola estadual “Lélio Toledo Piza”, antigo colégio industrial. O vereador “Ribeirão” participou ativamente do processo para instalação do curso de mecânica geral e reativação daquele espaço que abrigava cursos de formação.
Segundo o professor da EMIF “Paulo Renato Stort”, Cleber Ribeiro Marquesin, o curso de mecânico geral do Senai atende jovens de 14 a 17 anos. São 24 vagas no período da manhã e 24 no turno da tarde. “Trata-se de um curso prático e teórico. Já concluímos a quarta turma”, informou.
No programa Ponto de Vista, o vereador “Ribeirão” destacou que os alunos que se formam no curso de mecânica geral conseguem emprego. O parlamentar pediu que os empresários apóiem este projeto Aprendiz desenvolvido em parceria com o Senai e que os pais incentivem seus filhos a procurarem se qualificar para o mercado de trabalho. “Os empresários podem procurar a escola para firmar a parceria”, comentou.
Já o diretor do Senai Marília/Pompéia destacou que a mão de obra qualificada é um ganho para a empresa. Na maioria das vezes, quando acaba o contrato de Aprendiz, o empresário contrata o aluno porque ele se transformou num profissional apto para atender as necessidades da empresa.
Para ampliar as oportunidades de capacitação profissional, o vereador “Ribeirão” tem trabalhado para o curso de solda em parceria com o Senai seja implantado em Tupã. O laboratório que abrigará este curso está quase pronto e a inauguração está prevista para novembro. “Esse não será um curso para aprendiz. Precisamos ampliar as oportunidades de capacitação, por isso, estamos pedindo para 2012 a reabertura do curso de marcenaria”, informou.
O vereador “Ribeirão” observou que Tupã precisa se preparar para o turismo. Com a construção do novo thermas, a estância turística receberá muitos visitantes. Além de atender empresas do setor moveleiro, o parlamentar ressaltou que o curso de marcenaria é essencial para o desenvolvimento de trabalhos artesanais e suvenir.