Vereadora Lucília Donadelli lança projeto “Super Mocinha e Super Herói”

A vereadora e médica pediatra Maria Lucília Donadelli lançou o projeto “Super Mocinha e Super Herói”. O objetivo desta iniciativa é prevenir o uso prolongado de bicos, chupetas e mamadeiras.

Publicado em: 25 de outubro de 2011

Durante a abertura da Semana de Saúde Bucal, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a vereadora e médica pediatra Maria Lucília Donadelli lançou o projeto “Super Mocinha e Super Herói”. O objetivo desta iniciativa é prevenir o uso prolongado de bicos, chupetas e mamadeiras.
Para explicar os objetivos do projeto, a vereadora Lucília Donadelli ministrou uma palestra para os profissionais que atuam na rede municipal de saúde. “A boca não foi feita para ficar tampada. A chupeta ocupa um lugar que deveria ficar vazio. Para que a criança tenha um correto desenvolvimento dos ossos maxilares e um correto posicionamento dos dentes, ela precisa respirar pelo nariz, ser amamentada, evitar o uso de bicos, chupetas e mamadeiras e aprender a mastigar”, explicou.
Segundo a vereadora Lucília Donadelli, o uso de bicos artificiais pode levar ao fenômeno da "confusão de bicos", uma forma errônea do bebê posicionar a língua e sugar o peito, levando-o ao desmame precoce. “O formato e tamanho diferentes do seio materno exigem vários movimentos de sucção do bebê. Se repetidos por muito tempo, esses movimentos podem, de fato, comprometer diversas funções orais da criança como a mastigação ou a fala”, explicou.
Lucília Donadelli explicou ainda que o tamanho do furo da mamadeira por onde sai o leite também é crucial. Quanto mais cedo a mãe conseguir eliminar a mamada do meio da noite, melhor para os dentes de leite. É que a mamadeira é um prato cheio para as bactérias causadoras da cárie.
Durante a palestra, Lucília Donadelli defendeu que a amamentação é a melhor forma de prevenção da síndrome do respirador Bucal, de problemas do aparelho respiratório, do mau posicionamento dos dentes e das disfunções crâneomandibulares, além de evitar a deglutição atípica (incorreta). “A amamentação é a melhor maneira de prevenir as dificuldades da fonação”, destacou.
Com relação ao uso da chupeta ou à sucção do dedo, Lucília Donadelli alertou que esse hábito pode levar a um desequilíbrio das arcadas dentárias e à má posição dos dentes. “O hábito da chupeta deverá ser interrompido por volta dos dois anos de idade, quando a criança já está consciente de suas vontades e não requer mais a compensação de sugar. Portanto, devemos encorajá-la a deixar o hábito, sendo, às vezes, uma troca agradável e consciente”, disse.
A partir de fevereiro de 2012, o projeto “Super Mocinha e Super Herói” será desenvolvido em todas as creches e pré-escola do município, com orientações para pais e monitores.