Tupã é uma das primeiras cidades que assinará parceria para abertura do sinal da TV digital

Publicado em: 09 de novembro de 2011

A Câmara dos Deputados assina parcerias com Câmaras Municipais e avança na abertura do sinal da TV digital em dez cidades do interior

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal assinam na quinta-feira, dia 10, acordos de parceria de TV Digital com Câmaras Municipais do interior de São Paulo e Minas Gerais. São as cidades mineiras de Lavras, Sete Lagoas e Pouso Alegre e as paulistas Jacareí, Ribeirão Preto, Campinas, Barretos, Tupã, São Carlos, Jaú e Bauru.
Este é o primeiro grupo de cidades onde a parceria está sendo estabelecida com Câmaras Municipais, complementando as transmissões da Rede Legislativa de TV Digital das três esferas da União. Os acordos também serão assinados também pelos presidentes das Assembleias dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
A Rede Legislativa de TV Digital é uma iniciativa da Câmara dos Deputados de compartilhar o canal de TV digital a ela consignado para diminuir os gastos e otimizar a capacidade de expansão do sinal das TVs legislativas.
Esta Rede já está em funcionamento em São Paulo há dois anos, colocando os sinais da TV Câmara, TV Senado e  TVAlesp disponíveis à toda a população da capital em caráter aberto e gratuito.
As próximas cidades a receberem o sinal da Rede Legislativa de TV Digital serão as capitais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Fortaleza, cujas parcerias foram assinadas em 2011. A expectativa é que as inaugurações aconteçam em fevereiro de 2012.
Com a assinatura dos acordos nesta quinta-feira, as cidades citadas entram no calendário de expansão também em 2012. As inaugurações deverão acontecer no decorrer do primeiro semestre de 2012.
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto estratégico de expansão do sinal da TV Câmara visando atingir todo o território nacional, e para isto está em constante negociação com o Ministério das Comunicações e a agência reguladora Anatel para viabilizar as consignações. O Primeiro-Secretário Dep. Eduardo Gomes, à frente destas negociações, prioriza o canal aberto de televisão para a TV Câmara como instrumento de participação política da população e de transparência dos trabalhos legislativos. A formação da Rede Legislativa de TV digital é a maneira mais rápida e ao menor custo de atingir este objetivo, e ainda ampliar a possibilidade de maior cobertura para as TVs de Câmaras Municipais e de Assembleias.
O presidente da Câmara Municipal de Tupã, Luis Carlos Sanches, participará da cerimônia que acontecerá no Salão Nobre, às 11 horas. A parceria, segundo o vereador, é o primeiro passo para que a TV Câmara tenha sinal aberto digital. “Vamos transmitir as sessões, as inaugurações e o trabalho de todos os vereadores a todas as casas de nosso município”, comenta.
Segundo o vereador Luis Carlos, o projeto de viabilização técnica da TV digital está sendo analisado no Ministério das Comunicações. O presidente do Legislativo informa que o próximo passo será adquirir o transmissor e instalá-lo na torre de transmissão da cidade. “Tupã será uma cidades pioneiras no Estado de São Paulo a implantar a TV digital em sinal aberto para toda a população”, comemora.
Já o coordenador da TV Câmara de Tupã, vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, destaca que o canal legislativo de Tupã tornou-se referência para as demais cidades do Estado de São Paulo. Durante uma reunião na capital paulista, o parlamentar conta que uma representante da TV Câmara Federal citou a TV Câmara de Tupã e de Jacareí como exemplos de um modelo que já está implantado para as demais câmaras municipais do Estado. “Nós saímos na frente”, ressalta.