Vereadora Lucília Donadelli propõe implantação da Rede Criança

A vereadora Maria Lucília Donadelli propôs ao Poder Executivo a implantação da Rede Criança. Trata-se de um sistema que articula instituições governamentais (poder público) e não-governamentais (sociedade civil).

Publicado em: 10 de novembro de 2011

De acordo com a autora da proposta, todas as entidades e instituições de atendimento à criança e ao adolescente formam a chamada Rede de Atendimento. “A rede integra programas, projetos e ações desenvolvidos por diversos atores. Sua filosofia baseia-se na participação e superação de ações isoladas, iniciativas pontuais e medidas aleatórias, que determinavam a rotina de muitas ações. Tudo isso na verdade é a consolidação do que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica a vereadora Lucília.
            A Rede Criança surgiu a partir da necessidade de organizar uma ação conjunta de todos os que partilham o objetivo de oferecer às crianças e aos adolescentes maiores e melhores oportunidades de desenvolvimento social, físico, intelectual e moral. “O objetivo da Rede Criança é oferecer, por meio de seus atores e dentro de suas especificidades, proteção, assistência, garantia e defesa dos direitos fundamentais como vida, saúde, liberdade, respeito, dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte, lazer, profissionalização e proteção no trabalho”, informa.
Segundo a vereadora Lucília, essa rede de atendimento tem por princípio cumprir e atender às demandas de proteção, resgate e promoção vindas ou sentidas das crianças e adolescentes do município. “O que distingue a atuação da Rede Criança das ações que eram executadas é justamente essa formação de rede, onde os atores agem de forma articulada, trabalhando em conjunto, superando as ações pontuais”, ressalta.