TV Câmara de Tupã será uma das primeiras do Estado de São Paulo a operar em sinal aberto digital

Publicado em: 17 de novembro de 2011

O presidente da Câmara Municipal de Tupã, Luis Carlos Sanches, assinou, no dia 10 deste mês, em Brasília, o acordo de parceria de TV Digital com a Câmara dos Deputados. A Rede Legislativa de TV Digital é uma iniciativa da Câmara dos Deputados de compartilhar o canal de TV digital a ela consignado para diminuir os gastos e otimizar a capacidade de expansão do sinal das TVs legislativas.
O acordo de parceria foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Tupã, Luis Carlos Sanches; pelo deputado estadual Itamar Borges (PMDB/SP), neste ato representando o presidente da ALESP (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo); e pelo deputado federal Eduardo Gomes (PSDB/TO), atual 1º secretário da Câmara dos Deputados.
Em breve, a multiprogramação da Rede Legislativa, que inclui conteúdos da TV Câmara e das tevês de assembleias e câmaras municipais, estará em sinal aberto nas residências das cidades paulistas de Jacareí, Ribeirão Preto, Barretos, Tupã, São Carlos, Jaú e Bauru. As mineiras Lavras, Pouso Alegre e Sete Lagoas também vão compartilhar os conteúdos. A expectativa é que as inaugurações aconteçam em fevereiro de 2012.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, a estação de radiodifusão de televisão digital a ser instalada em Tupã consistirá de uma torre de transmissão com toda infraestrutura necessária para a instalação do transmissor, sistema irradiante e demais equipamentos acessórios, com a função de captar e transmitir, simultaneamente, os sinais de sons e imagens da televisão digital em canal aberto, utilizando a definição convencional ou resolução padrão (Standard Definition) por meio do sistema de multiprogramação de sinais, conforme as normas técnidas aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Com a parceria, a TV Câmara de Tupã será transmitida pelo canal 57. O vereador Luis Carlos explica que o canal será sintonizado pelos televisores digitais ou pelos aparelhos de TV com conversor digital. A área de cobertura da estação de transmissão deverá alcançar outros municípios da Alta Paulista. Neste caso, a Câmara de Tupã deverá firmar acordo com as câmaras municipais envolvidas para estabelecer critérios de compartilhamento da programação, além da forma de veiculação de suas sessões plenárias.
Para o vereador Luis Carlos, o alcance em outros municípios trará uma série de benefícios para a sociedade tupãense, como a divulgação de nosso município para que outras pessoas venham conhecer os atrativos turísticos, o comércio, as festas populares (Carnaval, Natal de Luz, Semana da Solidariedade, Exapit) e os projetos de incentivos para empresas se instalarem em Tupã.
As consignações de tevê digital devem sair apenas na próxima semana, quando o Ministério das Comunicações definirá a destinação do uso de cada canal. De qualquer maneira, como a assinatura do acordo já foi feita, a licitação dos transmissores pode ser garantida ainda neste ano, já que as câmaras municipais parceiras têm recursos para investir ainda em 2011.
O acordo vigorará por 60 meses, contados a partir da data da assinatura, devendo futura renovação ser formalizada por meio de instrumento jurídico a ser assinado pelos partícipes.

Sinal Aberto

"Esse é um desejo muito antigo. Desde 2006, trabalhamos para levar a todo cidadão o sinal aberto e gratuito da TV Câmara. Esse é o primeiro passo para chegarmos aos municípios, e já estamos em algumas capitais de Estados. Em São Paulo, já temos o sinal aberto de televisão", informou a secretária de Comunicação da Câmara, Sueli Navarro.
 Para o diretor de Comunicação da Assembleia paulista, Antonio Rudnei Denardi, a disponibilização do canal aberto e gratuito consolida o projeto das tevês legislativas e dá maior projeção ao trabalho parlamentar, levando a informação pública a um maior número de pessoas.

Otimização

Uma das grandes vantagens da parceria é o custo. "Essas câmaras municipais gastariam os mesmos recursos para transmitir analogicamente. Com o sinal digital, teremos TV Câmara, TV Assembleia e TV Câmara Municipal num mesmo transmissor, pelo mesmo custo que há dois ou três anos se teria só para uma emissora", explicou a gerente do projeto de tevê digital da TV Câmara, Evelin Maciel.
O 1º secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), ressaltou que a TV Câmara é um instrumento de divulgação do mandato parlamentar, mas também de garantia de transparência para a população. Por isso, segundo ele, a emissora deve sempre receber estímulos da Mesa Diretora.

Acesso

A TV Câmara pode ser assistida em todo o país por meio de antenas parabólicas e de tevê por assinatura. Para assistir em sinal digital, acesse o canal 61 em São Paulo e no Distrito Federal, porém, a TV Câmara de Tupã será transmitida pelo canal 57.