Vereadora Telma Tulim propõe adesão ao programa Creche Escola

A vereadora Telma solicitou ao prefeito Waldemir e ao deputado estadual Mauro Bragato intervenção política, visando à assinatura do termo de adesão ao programa Creche Escola.

Publicado em: 23 de novembro de 2011

Objetivo é viabilizar a construção de uma creche no bairro Nova Tupã

A vereadora Telma Tulim está propondo a implantação de uma creche no Bairro Nova Tupã. Por meio de indicação, a parlamentar solicitou ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes e ao deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) intervenção política, visando à assinatura do termo de adesão, junto a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, ao programa “Ação Educacional Estado/Município/Educação Infantil” – Creche Escola.
            De acordo com a vereadora Telma Tulim, o programa “Creche Escola” será desenvolvido de forma integrada pelo governo estadual, por intermédio das Secretarias da Educação e de Desenvol­vimento Social, em regime de colaboração com os municípios, para ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, mediante a transferência de recursos financeiros para construção, ampliação, reforma ou adequação de prédios públicos destinados à educação infantil, bem como para aquisição de equipamentos e materiais de natureza permanente.
O objetivo principal do programa é proporcionar às crianças atendidas na educação infantil, desenvolvimento integral em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade e fornecendo melhores condições para prosseguirem no ensino fundamental. Dados de pesquisas têm comprovado que aquelas crianças com escolaridade na educação infantil têm melhor desempenho no ensino fundamental.
A vereadora Telma relata que inúmeras solicitações foram apresentadas por moradores do bairro Nova Tupã, no sentido de implantar uma creche no referido bairro, que ainda é considerado um bairro novo e que necessita de vários suportes do Poder Público para melhorar a qualidade de vida da população. Para solicitar ao governo estadual a construção da unidade, é preciso que o município assine o termo de adesão junto a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. Por isso, a vereadora fez essa indicação.
O governo estadual instituiu pelo Decreto n° 57.367, de 26 de setembro de 2011, o Programa “Ação Educacional Estado/Município/Educação Infantil” — Creche Escola, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Estadual de Desen­volvimento Social e Fundação para o Desenvolvimento da Educação.  Segundo o Governo do Estado de São Paulo até 2014 estão previstas as construções de mil creches no Estado, totalizando um investimento de R$ 1 bilhão.