Vereadora Lucília Donadelli promove treinamento com agentes da Vigilância Sanitária

A vereadora e presidente do Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno, Maria Lucília Donadelli, realizou um treinamento com a equipe da Vigilância Sanitária Municipal sobre a NBCAL.

Publicado em: 24 de novembro de 2011

A vereadora e presidente do Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno, Maria Lucília Donadelli, realizou, na manhã de ontem, um treinamento com a equipe da Vigilância Sanitária Municipal sobre a NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças da 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras). O objetivo da NBCAL é impedir a interferência na amamentação e proteger a saúde das crianças.
Durante o treinamento, a vereadora Maria Lucília Donadelli apresentou aos participantes as normas e leis que protegem a amamentação, estabelecendo restrições com relação à promoção comercial de fórmulas infantis para lactantes. “Essas leis existem para proteger a saúde das crianças e melhorar os índices de aleitamento materno. Existe um estudo realizado nas capitais brasileiras e no Distrito Federal que demonstrou que 97% dos bebês saem das maternidades sendo amamentados, mas aos seis meses esse índice de aleitamento materno exclusivo é de apenas 10%, sendo que o ideal seria 100% para assegurar os direitos das crianças previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, analisa.
Para a vereadora Lucília, não basta cumprir apenas a legislação, mas é necessário contribuir para a promoção do aleitamento materno e assim ajudar a reduzir os índices de desnutrição, obesidade, infecções, alergia e mortalidade infantil, além de garantir crianças mais saudáveis para o nosso país.
 No final do treinamento, a equipe assistiu ao vídeo produzido pela IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), na qual a vereadora Lucília é representante no município. A parlamentar destaca que a atuação dos agentes sanitários é importante para no cumprimento da NBCAL em Tupã.
Segundo a diretora de área da Vigilância Sanitária, Silmara Amaral Neves Grassi, o treinamento foi importante para agentes. Ela ressalta que, apesar da equipe já conhecer a legislação, a discussão deste tema proposto pela vereadora Lucília mudará o olhar do profissional que fiscaliza o cumprimento da NBCAL sobre como os produtos devem ser expostos e comercializados.