Câmara Municipal realizará novos investimentos para a acessibilidade em seu prédio

Publicado em: 30 de novembro de 2011

A Câmara Municipal é considerada uma referência em relação à acessibilidade. O prédio possui elevador e rampa que permitem que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem das atividades do Poder Legislativo. Visando ampliar as ações de inclusão dos deficientes, o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, autorizou a adaptação de um banheiro para atender os cadeirantes.
Outra mudança sugerida pelo vereador Luis Carlos Sanches acontecerá no plenário e na galeria da Câmara Municipal. A galeria “Vereador Odinir Magnani” ganhará cadeiras especiais para atender pessoas acima do peso. O acesso entre a galeria e o plenário “Vereadora Cacilda do Carmo L. Elias” já adaptado para permitir a entrada de cadeirantes.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, essa mudança deixará o prédio do Poder Legislativo ainda mais acessível a pessoas com deficiência. “Com esses investimentos, podemos dizer que Câmara Municipal é de fato um exemplo para as edificações de Tupã e da região como prédio com acessibilidade para todos os cidadãos”, avalia.
Conforme observa o Luis Carlos Sanches, pessoas com deficientes, idosos e pessoas acima do pessoa sofrem diariamente com a falta de acessibilidade. “Por ser um prédio público, a Câmara Municipal precisa dar o exemplo. Por isso, as novas adaptações no prédio do Legislativo garantirão uma melhor mobilidade e o respeito aos direitos do cidadão”, comenta.
Segundo o vereador Luis Carlos Sanches, a Constituição Federal garante o direito de livre acesso ao meio físico e de livre locomoção. Por isso, nos últimos anos, nota-se uma preocupação com questões de acessibilidade de pessoas idosas ou com deficiência em espaços públicos e privados. Mas ainda há muito em que se avançar nesta área.
o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Cláudio Silva, destacou que o investimento da Câmara Municipal é um avanço muito grande para os deficientes. “Esse é um trabalho de inclusão do Poder Legislativo, uma vez que o prédio já possui rampa e elevador. Com esses investimentos, nós nos sentimos incluídos. A Câmara Municipal será o primeiro órgão público da região 100% acessível para os cadeirantes”, destaca.