Aprovada emenda que dá suporte financeiro para criação da Coordenadoria da Mulher

A Câmara Municipal aprovou a emenda nº 03 ao projeto de lei nº 41/2011, de autoria da vereadora Telma Tulim, que dá suporte financeiro para ser viabilizada a criação da Coordenadoria da Mulher.

Publicado em: 01 de dezembro de 2011

Durante a sessão realizada no dia 28 de novembro, a Câmara Municipal aprovou a emenda nº 03 ao projeto de lei nº 41/2011, de autoria da vereadora Telma Tulim, que dá suporte financeiro para ser viabilizada a criação da Coordenadoria da Mulher dentro da Secretaria Municipal de Assistência Social e aloca recursos para aquisição de um veículo destinado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
                   Oprojeto de lei nº 41/2011, queestima a receita e fixa a despesa do município de Tupã para o exercício financeiro de 2012, foi votado na sessão do dia 28 de novembro. O orçamento geralestima a receita e fixa a despesa em R$ 128.204.881,00
A vereadora Telma Tulim explica que a finalidade da Coordenadoria de Políticas para a Mulher será coordenar e acompanhar as políticas públicas referentes à mulher em Tupã, trabalhando na defesa de seus direitos e garantindo a plena manifestação de suas capacidades com autonomia, além de ajudar na implementação dos projetos sugeridos pelo Conselho Municipal da Mulher.
De acordo com a vereadora Telma Tulim, pela Coordenadoria serão encaminhados à Câmara Municipal projetos de políticas públicas voltadas para a mulher. O órgão vai ainda captar recursos nas esferas municipal, estadual e federal para a efetivação de programas e ações direcionados à parcela feminina da população. “A principal luta da Coordenadoria será buscar recursos, especialmente na Secretaria Especial de Política para as Mulheres, diretamente ligada à Presidência da República, para a construção do Centro de Referência de Atendimento à Mulher e de Casas de Apoios, dois importantes exemplos de iniciativas que se complementam no esforço para prevenir, atender e erradicar todas as formas de violência contra a mulher”, explica.
Segundo Telma Tulim, a Coordenadoria trabalhará ainda buscando reduzir as desigualdades de gênero, combater todas as formas de discriminação, possibilitar a autonomia das mulheres e ainda para combater todas as formas de violência contra a mulher.

CREAS

Inaugurado em agosto deste ano, o CREAS ainda não possui um veículo próprio, o que vem dificultando em muito o trabalho da equipe multidisciplinar. “Apresentamos essa emenda para tentar melhorar as condições de trabalho dessa equipe, bem como o atendimento à população necessitada. O público alvo atendido pelo CREAS são crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e suas famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar”, explica.
De acordo com a vereadora Telma, o atendimento é prestado no CREAS ou pelo deslocamento de equipes em territórios e domicílios onde a violação de direitos está acontecendo. Por isso, é necessário que todos os CREAS possuam um veículo para transportar sua equipe e só assim garantir um atendimento de qualidade a todos os que necessitam.