Vereadora Lucília Donadelli encerra treinamento de Shantala e Ofurô nas creches

A vereadora e médica pediatra Maria Lucília Donadelli apresentou o projeto Ofurô e Shantala nas creches municipai.

Publicado em: 07 de dezembro de 2011

A vereadora e médica pediatra Maria Lucília Donadelli apresentou o projeto Ofurô e Shantala nas creches municipais, onde realizou uma série de treinamentos com os funcionários. O objetivo foi demonstrar as técnicas da Shantala e ensinar como realizar o banho de ofurô.
O treinamento foi ministrado pela vereadora Maria Lucília nas seguintes unidades: Cmei “Soledad Sanches Modelli”, Cmei “Manuel Campo Ruiz” (Irmão Manolo), Cmei “Cíntia dos Reis Oliveira”, Cmei “Irene Resina Migliorucci”, Cmei “Almerinda R Souza Leão” (Amisabe), Cmei “Irene Fontana Bueno” e Cmei Aritana.
A Shantala foi criada pelo obstetra francês Dr. Frederick Leboyer, que deu esse nome em homenagem à mulher que o encantou com a força e a beleza de um momento de amor e troca entre mamãe e bebê. “O objetivo maior dessa massagem milenar indiana é o de ampliar os momentos de contato da mãe com o filho e fortalecer o vínculo entre eles”, explica a vereadora Lucília Donadelli.
Segundo a vereadora Lucília Donadelli, a Shantala pode ser iniciada a partir de um mês de vida e pode ser feita até os quatro meses, quando o bebê já consegue se movimentar sozinho e mudar de posição, mas não existe um limite de idade, pois esse contato mãe e filho sempre será muito benéfico.
Já a técnica do ofurô oferece uma oportunidade de relaxamento através da imersão na água. A criança é colocada em água morna num balde exclusivo para esse procedimento. Esse procedimento ajuda a realizar o bebê a relaxar, reduz as cólicas nos recém-nascidos e proporciona noites de sono mais tranqüilas.
Por meio de indicação, a vereadora Lucília Donadelli sugeriu ao Poder Executivo que aplicasse o método Shantala e ofurô nas creches para bebês de zero a dois anos. A parlamentar, juntamente com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Nathália Alves, promoveu o treinamento nas unidades e ensinou as técnicas para as mães e funcionárias. “O treinamento trará qualidade de vida aos bebês e as crianças, pois a Shantala e o Ôfuro são técnicas de massagem que propiciam aos bebês e crianças a arte de dar e receber amor, pois a mesma pressupõe no desenvolvimento e nas descobertas levando a autoconfiança, pelo estimulo das aptidões e conhecimentos de bem estar. É um momento de amor e troca com o bebê, favorecendo-os a terem um sono tranquilo, ajudando a aliviar as cólicas e prisão de ventre. Essa massagem pode ser feita com água ou óleo”, explica a vereadora Lucília Donadelli.