Câmara Municipal aprova projeto de lei que estabelece o uso de papel reciclado

A Câmara Municipal aprovou o projeto de de autoria do vereador Lucas Machado, que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de papel reciclado no Executivo e Legislativo.

Publicado em: 09 de dezembro de 2011

Vereador Lucas Machado é o autor da proposta que estabelece a utilização de 10% das folhas de papel sulfite de material reciclado

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei nº 47/2011, de autoria do vereador Lucas Machado, que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de papel reciclado no material de expediente da administração pública direta e indireta dos poderes Executivo e Legislativo. A propositura estabelece utilização de 10% de folhas de papel sulfite exclusivamente de material reciclado.
De acordo com o vereador Lucas Machado, uma das principais vantagens de se utilizar papel reciclado é a diminuição do impacto ao meio ambiente, já que reduz o uso de madeiras para sua produção e dá nova vida útil para aproximadamente 15 a 30 árvores. Além disso, alguns processos de reciclagem podem economizar água e energia, o que também contribui para nosso meio ambiente.
Essa é uma medida, segundo o vereador Lucas, que também ajuda a preservar as florestas porque diminui o número de árvores que seriam cortadas, além de preservar os serviços prestados pelos ecossistemas das florestas: água limpa, vida selvagem e biodiversidade. “Na administração pública, falamos muito sobre preservação do meio ambiente, mas de que forma contribuímos? Com esta propositura aprovada, passaremos a dar o exemplo. Na vida, às pessoas não vão seguir nossas palavras, elas seguirão nossos atos, nossos exemplos”, observa.
O vereador Lucas defende que é preciso dar o exemplo de preservação, utilizando de material reciclado para que as gerações futuras possam ter um ecossistema preservado a eles. “A preservação é um gesto de solidariedade, de amor ao próximo e esta propositura, embora de maneira singela, caminha ao encontro da valorização de medidas positivas a vida”, ressalta.