Vereadora Telma se reúne com deputado estadual Mauro Bragato

Publicado em: 15 de dezembro de 2011

Parlamentar solicita recursos para entidades e estudos para implantação do Batalhão da PM

A vereadora Telma Tulim se reuniu, no dia 10 deste mês, com o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) para discutir uma série de reivindicações para o município. A parlamentar está reivindicando recursos para a Associação Amigos dos Pacientes Egressos de Hospitais Psiquiátricos (Aapehosp) e Associação de Assistência Social Joana D’Arc (Casa do Garoto) e também a realização estudos visando à implantação de um Batalhão da Polícia Militar.
            Por meio de indicação, a vereadora Telma solicitou ao deputado estadual Bragato apoio político juntos aos órgãos competentes, objetivando a obtenção de recurso público estadual, no valor de R$ 100 mil, através do encaminhamento de emenda orçamentária específica, para ser repassado à Aapehosp. A parlamentar também fez o mesmo pedido, no valor de R$ 100 mil, para a Casa do Garoto.
            A Aapehosp, que atende aproximadamente 165 pessoas, conta com três unidades de trabalho, tendo como objetivo defender os interesses individuais e coletivos dos desamparados, dos egressos de hospitais psiquiátricos (alcoólatras, toxicômanos e deficientes mentais) e os sem residência fixa, que se encontram nas ruas. A entidade visa oferecer aos assistidos o direito à moradia, saúde, alimentação, educação, religião, profissionalização, convivência familiar e comunitária, liberdade e dignidade.
            A sede da Aapehosp funciona na Casa da Prece Chico Xavier, que fica na Avenida Tabajaras, 575, onde está a parte administrativa da instituição. “Outra unidade de trabalho é o Condomínio Popular Maria de Nazaré, que funciona no prolongamento da Alameda do Carmo, 725, Parque Aliança, com cerca de 120 pessoas, a maior parte alcoólatras e drogaditos, sendo que os psicóticos agudos recebem todo apoio da instituição, desde acomodação, refeição, tratamento médico e psiquiátrico, com enfermeiros, assistentes sociais e funcionários dando toda a retaguarda”, informa.
            A Aapehosp conta ainda com o Recanto Maria de Nazaré, uma chácara na zona rural com aproximadamente um alqueire, que fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 530, perto da Policia Rodoviária, no lado esquerdo, sentido Tupã/Universo. Neste local, a entidade oferece assistência aos alcoólatras e drogaditos que já estão em condições de exercer algumas atividades.
            Segundo a vereadora Telma, o recurso advindo dessa emenda parlamentar será destinado à finalização da obra realizada na Unidade da Alameda do Carmo, visando criar espaço e condições de se abrigar mais internos, e assim ampliar o atendimento às pessoas que necessitam do tipo de tratamento prestado.

Casa do Garoto

A Casa do Garoto, gerida pela Associação Assistencial Joana D’arc, tem por objetivo oferecer assistência à criança e ao adolescente, permitindo o desenvolvimento esportivo, profissionalizante e pedagógico. “A entidade atende mais de 200 crianças, sendo 70 em sistema de creche, 110 nas aulas de basquete e 90 em aulas informática. Esse trabalho acaba retirando muitas crianças do contato com a violência, drogas e criminalidade das ruas”, ressalta.
O atendimento acontece na sede da Casa do Garoto, que possui ginásio, artesanato, sala de informática, cozinha, refeitório e salas de aula. “Apesar das doações e repasse de recursos que a entidade recebe, eles não são suficientes para a manutenção das atividades. As despesas mensais com professores, psicólogos, materiais desportivos, escolares e monitores são muito grandes e a necessidade de se manter as atividades é ainda maior”, observa.

Batalhão

A vereadora Telma solicitou ainda ao deputado Mauro Bragato apoio político para que o governo estadual realize estudos visando à implantação de um Batalhão da Polícia Militar em Tupã. “É importante ressaltar que Tupã há tempos deixou de ser aquela cidade pacata onde não se ouvia falar em drogas, violências, furtos, e até homicídios. A Polícia Civil, com toda a sua estrutura, tem realizado um trabalho preventivo especializado e repressivo de Polícia Judiciária. A Polícia Militar vem realizando diariamente um trabalho ostensivo, tentando diminuir e dirimir estes problemas em nossa cidade, mas muitas vezes, não consegue erradicá-los, principalmente devido à falta de contingente e estrutura para a realização de um trabalho mais completo”, observa.
Para a vereadora Telma, a implantação do Batalhão melhorará cada vez mais o trabalho da Polícia Militar, principalmente porque irá aumentar sua presença nas ruas. “Com uma nova estrutura organizacional, poderemos obter melhorias como, por exemplo, um reforço no efetivo empregado para Tupã e região. Com a implantação do Batalhão, a presença e a proximidade policial com a comunidade serão intensificadas e assim a população estará mais protegida. Além disso, a implantação de um Batalhão da Polícia Militar em nosso município vem atender uma reivindicação antiga dos nossos munícipes, que clamam por mais segurança”, explica.