Centro de Saúde I promove evento com pacientes hipertensos e diabéticos

O vereador Valdir, juntamente com a vereadora Lucília Donadelli, participou do encontro de confraternização dos pacientes hipertensos e diabéticos no Centro de Saúde I.

Publicado em: 22 de dezembro de 2011

Vereador Valdir e vereadora Lucília participaram do encontro

O vereador Valdir de Oliveira Mendes, juntamente com a vereadora Maria Lucília Donadelli, participou do encontro de confraternização dos pacientes hipertensos e diabéticos atendidos no Centro de Saúde I “Dr. Walter Pimentel”. A reunião, que ocorreu no dia 16 deste mês, foi organizada pela equipe daquela unidade.
Atualmente, a prevalência estimada de hipertensão no Brasil é de 35% da população acima de 40 anos. Isso representa em números absolutos um total de 17 milhões de portadores da doença, segundo estimativa de 2004 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Cerca de 75% dessas pessoas recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS) para receber atendimento na Atenção Básica.
Para atender os portadores de hipertensão, o Ministério da Saúde possui o Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. O programa compreende um conjunto de ações de promoção de saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento dos agravos da hipertensão. O objetivo é reduzir o número de internações, a procura por pronto-atendimento, os gastos com tratamentos de complicações, aposentadorias precoces e mortalidade cardiovascular, com a conseqüente melhoria da qualidade de vida dos portadores.
Já a diabetes é uma doença de causa múltipla ocorre, quando há falta de insulina ou ela não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de glicose no sangue  (hiperglicemia). A insulina é produzida pelo pâncreas e é essencial para que nosso corpo funcione bem e possa utilizar glicose (açúcar) como principal fonte de energia.
O Centro de Saúde I atende cerca de 1.800 pacientes hipertensos e diabéticos. Segundo a representante da equipe da unidade, Vera Sanches, os pacientes contam com acompanhamento médico e de enfermagem. Eles também recebem medicamentos pela Farmácia Municipal e o aparelho medidor de glicose. A unidade também possui uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, nutricionista e educador físico, para atender os pacientes.
O vereador Valdir de Oliveira Mendes parabenizou a equipe por ter promovido essa confraternização entre os pacientes. O parlamento elogiou a qualidade do atendimento prestado aos pacientes pelo Centro de Saúde I.