Parlamento Jovem 2011 encerrou atividades com sessão na Câmara Municipal

Publicado em: 23 de dezembro de 2011

As atividades do Parlamento Jovem 2011 foram encerradas durante sessão realizada, no dia 19 deste mês, na Câmara Municipal, pelos vereadores mirins. A solenidade contou com a participação de pais, de professores, do presidente do Legislativo tupãense, Luis Carlos Sanches, e do presidente da comissão do Parlamento Jovem 2011, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”.
O Parlamento Jovem tem por objetivo principal possibilitar aos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia. Neste ano, o projeto teve a participação dos seguintes alunosu: Gabriela Krause (EE João Brediks), Gabriel Gonçalves Cardoso (Colégio Adventista), Gabryel Parrilha (EE Índia Vanuíre), João Felipe Pessotti Cristino (Colégio Adventista), João Vitor Pereira Rodrigues (EE Joaquim Abarca),  Lais da Silva Cambaúva (Colégio da Alta Paulista COC), Lisandra Fracão Escorpioni (EE Joaquim Abarca), Luan Costa Yoshinaga (Colégio Objetivo), Lucas Dionisio Machado Martins (Colégio Adventista) e Maria Fernanda Mendes Jacob (Colégio Objetivo).
Já a Comissão do Parlamento Jovem 2011 foi formada pelos vereadores Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão” (presidente do Parlamento Jovem), Lucas Machado (membro) e Augusto Fresneda Torres, Ninha Fresneda (membro). Neste ano, os vereadores mirins participaram de uma palestra promovida pelo capitão da Polícia Militar, Fernando Bigeschi; conheceram o gabinete do prefeito Waldemir Gonçalves Lopes; visitaram o Fórum da Comarca de Tupã, onde foram recebidos pelo juiz de Direito da 3ª Vara Civil, Dr. Emílio Gimenez Filho, responsável também pela Vara da Infância e Juventude; participaram de uma sessão na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; e conheceram o Museu do Futebol, o Museu da Língua Portuguesa e o Palácio dos Bandeirantes.
Os vereadores mirins também foram a Brasília, onde participaram de atividades na Câmara dos Deputados e no Senado. O grupo visitou a TV Senado, o Supremo Tribunal de Justiça, o memorial JK, o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, a LBV, o Museu dos Candangos, a Catedral de Brasília e o Itamaraty. “Foi muito legal participar do Parlamento Jovem, confesso que ultrapassou minhas expectativas. Tive a oportunidade de conhecer os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Tenho a certeza de que não vamos esquecer cada detalhe das viagens que fizemos. Além de conhecer esses lugares e aprender na prática, nós ganhamos novos amigos”, disse a presidente do Parlamento Jovem 2011, Maria Fernanda Mendes Jacob.
Durante a sessão de encerramento das atividades, o vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, deixou uma mensagem aos vereadores mirins. “Espero que vocês levem aquilo que aprenderam e possam transmitir isso para as demais crianças para que mais alunos possam se inscrever no Parlamento Jovem do próximo ano”, ressaltou.
Segundo o vereador “Ribeirão”, o Parlamento Jovem trabalha para promover cidadania e os vereadores mirins tiveram a oportunidade de vivenciar a cidadania. “O parlamento é o povo participando da democracia, podendo opinar, votar, reclamar e sugerir. Se nós não tivéssemos o parlamento, nós não teríamos a democracia e vocês aprenderam isso”, disse aos vereadores mirins.
Já o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, agradeceu as escolas de Tupã, os professores e os diretores, que ajudaram os alunos a elaborarem seus projetos para o Parlamento Jovem 2011. “Quero agradecer aos pais pela educação que vocês deram para essas crianças. Eles foram vereadores mirins maravilhosos. São pessoas brilhantes que se interessaram pelo Legislativo tupãense”, destacou.
Mesmo com o término do mandato, o vereador Luis Carlos Sanches ressaltou que a Câmara Municipal continuará de portas abertas para os vereadores mirins e seus familiares. “O mandato de vocês termina agora, mas a amizade durará pelo resto da vida”, comentou.