Profissionais da saúde recebem certificado das oficinas do ENPACS

Profissionais da saúde receberam o certificado do programa ENPACS. A vereadora Maria Lucília Donadelli foi quem ministrou as oficinas nas unidades.

Publicado em: 13 de janeiro de 2012

Lucília Donadelli ministrou a capacitação nas unidades de saúde

Durante os meses de novembro e dezembro, a vereadora e médica pediatra Maria Lucília Donadelli ministrou, nas unidades de saúde, uma capacitação sobre “Alimentação Saudável na Infância”. Na manhã de ontem, profissionais, que participaram do treinamento, receberam o certificado do programa Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável (ENPACS).
A entrega ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura de Tupã, tendo a presença do prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, do vice-prefeito Cesar Donadelli, do secretário municipal de Saúde, Willian Manfré, e dos funcionários das unidades básicas de saúde e do programa Estratégia Saúde da Família.
De acordo com a vereadora Maria Lucília Donadelli, a alimentação e a nutrição adequadas são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das crianças e para uma boa saúde. “A nutrição infantil é um desafio para a saúde pública devido aos alarmantes índices de desmame precoce e obesidade infantil. Antigamente, nós nos preocupávamos com a desnutrição infantil. Hoje, a desnutrição infantil continua existindo, mas temos um aumento considerável de obesidade infantil. De acordo com as estatísticas, uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso. Em 1974, havia 10% de crianças com sobrepeso. Em 1985 era 15%. Já em 2009 atingiu 34%. Isto é devido a uma alimentação errada e à inatividade física”, avaliou.
A vereadora Lucília participou de um treinamento em São Paulo, para ser a multiplicadora das ações da ENPACS em Tupã. O objetivo deste projeto, desenvolvido pelo Ministério de Saúde, em parceria com a IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar) e Organização Pan-Americana de Saúde, é incentivar a orientação da alimentação complementar como atividade de rotina nos serviços de saúde, contemplando a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, com a introdução da alimentação complementar em tempo oportuno e de qualidade.
 A capacitação promovida pela vereadora Lucília contabilizou 80 horas de oficinas e reuniu mais de 200 funcionários das unidades de saúde. “Agradeço a participação e a colaboração de todos e parabenizo o prefeito e o secretário de Saúde por sempre investirem na educação permanente de nossos funcionários e na melhoria da qualidade dos nossos serviços de saúde”, ressaltou.
Na cerimônia de entrega, o secretário municipal de Saúde, Willian Manfré, destacou a importância de se investir na capacitação dos profissionais. A partir deste treinamento, ele observou que as unidades desenvolverão esse trabalho de educação alimentar com os pais.
Já o vice-prefeito Cesar Donadelli ressaltou que a alimentação saudável na infância é um tema importante que envolve qualidade de vida, pois o sobrepeso traz consequências na saúde da criança. A orientação do ENPACS, segundo ele, é necessária para que os pais façam a transição nutricional correta após o período exclusivo da amamentação, quando se inicia a introdução de outros alimentos.
No encerramento da cerimônia, o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes destacou que essa capacitação ministrada pela vereadora Lucília visa trabalhar a saúde preventiva. “A alimentação saudável é uma questão de educação. As unidades precisam transmitir esse treinamento”, observou.