“Ribeirão” confirma a construção de mais 155 moradias do Minha Casa, Minha Vida

Publicado em: 17 de janeiro de 2012

Mais famílias tupãenses terão a oportunidade de realizar o sonho da casa própria este ano. O vereador Antônio Alves de Sousa, “Ribeirão”, informou que mais 155 moradias serão construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O novo conjunto habitacional surgirá numa área entre as ruas Campinas e Francisco Gomes Pato, na zona Leste da cidade.
Minha Casa, Minha Vida é um programa do governo federal, em parceria com Estados, municípios, empresas e movimentos sociais. As famílias a serem beneficiadas pelo Programa são indicadas e selecionadas pelo município. “O Brasil tem cerca de 5.500 municípios. Inicialmente, o projeto previa a construção de um milhão de casas. Isso significa dizer que muitas cidades ficaram sem casas. É neste contexto que entra o trabalho político dos políticos de Tupã, começando pela Câmara Municipal por meio de um projeto de minha autoria, que buscou esses recursos através do deputado federal Cândido Vaccarezza”, explica.
Assim que Minha Casa, Minha Vida foi lançado pelo governo federal durante a gestão do presidente Lula, “Ribeirão” iniciou um trabalho para incluir Tupã neste programa. A iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal e do deputado federal Cândido Vaccarezza (PT). “Esse trabalho deu frutos. Tivemos a felicidade de contar com o apoio político do deputado federal Cândido Vaccarezza, que se comprometeu em trazer mil casas para Tupã”, recorda.
O programa Minha Casa, Minha Vida já entregou as 294 casas que formam o Conjunto Habitacional Jamil Dualib. Atualmente, outras 377 moradias estão sendo construídas numa área ao lado do primeiro conjunto entregue. O município terá a construção de mais 155 casas. “Acabamos de conquistar mais 155 casas para Tupã, mas precisamos completar as casas que faltam e melhorar a vida de mais famílias tupãenses que ainda não possuem moradia própria”, observa “Ribeirão”.
De acordo com o vereador “Ribeirão”, a Caixa Econômica Federal (CEF) já sinalizou positivamente a construção destas 155 novas casas. Faltam apenas detalhes finais do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para que a obra tenha início neste ano. “Esse conjunto habitacional terá toda infraestrutura, ou seja, será pavimentado e iluminado”, informa “Ribeirão”.
Segundo o vereador, a construção dos conjuntos não começou ao mesmo tempo porque existem regras. Assim que um lote de casas é entregue, o programa autoriza o início da construção do outro conjunto habitacional. O município também precisa ter demanda, ou seja, famílias que se enquadram no perfil do programa Minha Casa, Minha Vida.
Além de reduzir o déficit habitacional em Tupã, “Ribeirão” ressalta que a construção deste conjunto beneficiará outros bairros da zona Leste da cidade. A área onde as 155 casas serão construídas fica entre o Jardim Itaipu e Conjunto Habitacional Antonio Pereira Gaspar. Esse novo conjunto possibilitará a interligação de outros bairros daquela região, promovendo uma integração maior na área Leste, setor da cidade que mais cresceu nos últimos anos.