CREAS realiza reunião para discutir integração na rede de atendimento

O CREAS discutiu a integração do atendimento de casos envolvendo crianças, mulheres, idosos, portadores de deficiência e dependentes químicos.

Publicado em: 25 de janeiro de 2012

Telma Tulim apresentou as diretrizes para promover a integração das entidades

A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) promoveu, no dia 20 deste mês, no Centro de Educação Integrada (CEI), uma reunião com representantes de diversos setores públicos e de entidades assistenciais, para discutir a integração do atendimento de casos envolvendo crianças, mulheres, idosos, portadores de deficiência e dependentes químicos.
A vereadora Telma Tulim, que é voluntária do CREAS, conduziu as discussões com os representantes das entidades. A reunião também contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social, Neusa Assad Gonçalves.
Durante o encontro, a vereadora Telma Tulim apresentou fluxogramas que detalham como o atendimento desses casos deve ocorrer de forma integrada. Com a apresentação destes painéis, os profissionais tiram algumas dúvidas, apresentaram sugestões e avaliaram a melhor forma para atender as vítimas de violência.
A vereadora Telma informa que este foi o segundo encontro promovido pelo CREAS da rede de atendimento do município. “Fizemos no ano passado uma reunião que envolveu profissionais das áreas da saúde e assistência social, além das entidades assistenciais. Nós nos dividimos em grupo para discutir temas como a criança e adolescente com direitos violados, a mulher vítima de violência e o idoso vítima de abandono. A partir desta discussão, surgiu a proposta de se fazer fluxogramas de atendimento e unir o trabalho desta rede para amenizar a dificuldade das pessoas”, explica.
Segundo a vereadora Telma, o fluxograma é o caminho que as entidades adotarão para resolver os casos de negligência, violência, abandono e drogatição, pois estabelece critérios sobre como a questão será tratada e por meio de quem o problema será resolvido. “Estamos fortalecendo a rede de atendimento. É um trabalho inédito em Tupã.  Nós queremos conectar toda a rede de serviços que já atuam no município, fazer com que os profissionais se conheçam e trabalhem juntos para oferecer um atendimento melhor para as pessoas. O objetivo é ajudar a solucionar os problemas”, destaca.