Lucas Machado se reúne com a APAS para discutir campanha em Tupã

O vereador Lucas Machado esteve em São Paulo, onde participou de uma reunião com a diretoria da APAS para discutir a substituição das sacolas plásticas.

Publicado em: 25 de janeiro de 2012

Objetivo é substituir as sacolas plásticas nos supermercados

A partir de hoje, dia 25 de janeiro, os supermercados do Estado de São Paulo, que aderirem à campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, não oferecerão mais sacolas plásticas descartáveis aos consumidores. Em maio de 2011, o governador Geraldo Alckmin assinou com a APAS (Associação Paulista de Supermercados) um acordo para extinguir as sacolas plásticas descartáveis dos supermercados. Na época, a entidade apresentou um cronograma prevendo o fim da oferta das sacolinhas nos supermercados até 25 de janeiro de 2012.
Em Tupã, o vereador Lucas Machado e a vereadora Maria Lucília Donadelli promoveram no ano passado uma série de reuniões com os comerciantes para discutir a substituição das sacolas plásticas. Os parlamentares esperam que os supermercados da cidade também possam aderir à campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”. As discussões devem ser retomadas junto com a APAS.
Se os supermercados aderirem à campanha, os consumidores deverão utilizar opções mais sustentáveis para transportar suas compras, como sacolas reutilizáveis, caixas de papelão e carrinhos de feira. Supermercados de diversas cidades do Estado de São Paulo, como Araraquara, Araçatuba, Barueri e Itápolis, aderiram ao movimento.
Na sexta-feira, dia 20, o vereador Lucas Machado esteve em São Paulo, onde participou de uma reunião com o presidente da diretória estatutária da APAS, João Carlos Galassi, e com o presidente do Conselho Deliberativo da APAS, João Sanzovo Neto. A diretoria da associação se comprometeu em desenvolver a campanha em Tupã, com os supermercados filiados da associação.
De acordo com o vereador Lucas Machado, a campanha tem caráter de adesão voluntária. “O objetivo é sensibilizar a sociedade e os supermercados sobre os impactos ambientais decorrentes do uso das sacolas plásticas descartáveis, como entupimentos de bueiros, poluição da água e do solo, provocando prejuízo à vida de diversas espécies de animais”, observa.
Ao promover novas reuniões sobre este tema, o vereador Lucas Machado espera que os supermercados da cidade assinem o termo compromisso com a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”. Para isso, algumas ações em conjunto com a APAS serão desenvolvidas.

Publicado por: Tiago Pettenuci. assessor de comunicação