Vereador trabalha para incluir Tupã no programa Ação Jovem

Lucas Machado busca junto ao governo estadual meios para o município assinar termo de adesão

Publicado em: 08 de março de 2010

Vereador trabalha para incluir Tupã no programa Ação Jovem
8/3/2010 - 15:35:59

Lucas Machado (PSDB) encaminhou solicitação ao governador José Serra para incluir Tupã no programa estadual Ação Jovem. A fim de garantir que o município assine termo de adesão, vereador também pede o apoio do deputado estadual Bruno Covas e do prefeito Waldemir.

O programa Ação Jovem tem por objetivo promover a inclusão social de jovens na faixa etária dos 15 aos 24 anos, pertencentes à famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo, mediante a transferência direta de renda, como apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da escolaridade básica, somada a ações complementares e de apoio à iniciação profissional.

“Trata-se de um projeto que estimula a conclusão da escolaridade básica e que possibilita aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, para sua inserção no mercado do trabalho e para fomentar sua preparação para o efetivo exercício da cidadania”, justifica Lucas.

Para participar do programa, além dos critérios já mencionados, o jovem precisa estar com ensino fundamental ou médio incompletos e matriculado no ensino regular de educação básica ou Ensino de Jovens e Adultos - EJA Presencial.

O período de permanência do jovem no programa é de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos até o limite de 36 meses, desde que o jovem continue atendendo aos critérios de elegibilidade do programa e cumprindo as condições a serem estabelecidas em resolução pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.

O pagamento do subsídio financeiro ao jovem participante do Programa Ação Jovem será efetuado mensalmente pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio de cartão eletrônico, emitido por instituição bancária.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal