“Ribeirão” está pleiteando construção de prédio para o PAT

O vereador Antônio Alves de Sousa, “Ribeirão”, está pleiteando junto ao governo federal a construção de um prédio próprio para o PAT.

Publicado em: 10 de fevereiro de 2012

Vereador está solicitando ao governo federal recursos para viabilizar proposta

O vereador Antônio Alves de Sousa, “Ribeirão”, está pleiteando junto ao governo federal a construção de um prédio próprio para o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Atualmente, a unidade funciona numa sala no prédio anexo à Escola Estadual Professora Helena Pavanelli Porto, que fica na Avenida Tapuias, 907. A indicação do parlamentar foi aprovada na sessão do dia 6 deste mês.
O PAT é uma rede de atendimento do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que concentra serviços gratuitos à população em todas as regiões do Estado. Em Tupã, a unidade funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Para melhor atender o trabalhador, o vereador “Ribeirão” defende a construção de uma sede própria do PAT. O parlamentar ressalta que o governo federal possui recursos para este tipo de investimento. “O governo federal tem recursos para fazer uma estrutura para melhor atender o trabalhador. Em Tupã, a exemplo de outras cidades, há áreas urbanas livres de propriedade da União e há órgãos em prédios alugados ou cedidos. Nós temos dois terrenos na Rua Timbiras, esquina com Rua Cherentes, que pertencem à União, por isso, vamos solicitar que essas áreas sejam aproveitadas para a construção do prédio próprio do PAT. É uma luta que vou iniciar para conseguir o recurso”, explica.
Com o objetivo de viabilizar este investimento para Tupã, o vereador “Ribeirão” encaminhará ofícios: ao ministro do Trabalho e Emprego, Paulo Roberto dos Santos Pinto: à ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; ao superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo, José Roberto de Melo. O parlamentar tupãense também solicitará apoio político ao deputado federal (PT) Cândido Vaccarezza. “O governo federal vem atendendo pleitos desta natureza. Podemos citar o exemplo do município de Jaú, onde será construído prédio para o PAT em terreno da União”, informa.
O PAT presta os serviços de intermediação entre empresas que precisam de mão de obra e profissionais que procuram emprego, solicitação do seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho. O vereador “Ribeirão” observa que os trabalhadores estão recorrendo cada vez mais ao PAT para buscar novas oportunidades no mercado. “O movimento está aumentando bastante, pois o trabalhador está descobrindo que ele tem no PAT um ‘porto seguro’ para lhe dar atenção”, informa.
Atualmente, o PAT de Tupã funciona por meio de uma parceria entre o governo estadual e a Prefeitura. O governo do Estado fornece a estrutura e o município disponibiliza o espaço e os funcionários. Com a construção de uma unidade própria, o vereador “Ribeirão” acredita que o PAT terá condições de se transformar num posto regional. “Se trouxermos o PAT, nós passaremos a ser um programa de atendimento ao trabalhador regional, com prédio e despesas do governo, para melhor atender ao cidadão. Isso geraria uma maior economia para o município”, destaca.