Lucas Machado anuncia liberação de recursos para compra de trituradora de galhos

O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, comunicou ao vereador Lucas Machado a liberação de cerca de R$ 90 mil para a compra de uma máquina trituradora de galhos e troncos.

Publicado em: 28 de fevereiro de 2012

O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, comunicou ao vereador Lucas Machado a liberação de cerca de R$ 90 mil para a compra de uma máquina trituradora de galhos e troncos para a Prefeitura de Tupã. A vinda do maquinário é uma solicitação do parlamentar tupãense.
De acordo com o vereador Lucas Machado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente possui uma máquina trituradora de galhos e troncos que executa todos os serviços relacionados, porém este equipamento tem apresentado constantes problemas mecânicos, em decorrência de seu tempo de uso, prejudicando, a eficiência dos trabalhos e a correta operacionalização.
A máquina trituradora transforma todos os galhos e folhas provenientes das podas e cortes das árvores em pó de serra, produto que pode ser utilizado como adubo orgânico. “A aquisição de uma nova máquina permitirá reaproveitar os resultados das necessárias podas de árvores e mesmo do corte de árvores com problemas fito-sanitários, o material triturado resultante, misturado com terra, produz um adubo orgânico de primeira qualidade, que pode ser comercializado”, destaca o vereador Lucas.
O principal objetivo desta máquina, segundo o vereador Lucas, é dar uma destinação adequada aos resíduos provenientes de podas e cortes programados de árvores. “O maior benefício está na questão ambiental, pois o triturador irá reduzir drasticamente a quantidade do material hoje destinado ao aterro sanitário do município”, observa.
O vereador Lucas lembra que o município de Tupã recebeu, no ano de 2010, o certificado Município Verde Azul (41º do ranking) em razão do atendimento de algumas diretivas estipuladas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. As diretivas são: Esgoto tratado, lixo mínimo, recomposição de áreas ciliares, arborização urbana, educação ambiental, uso da água, poluição do ar, habitação sustentável, estrutura ambiental e conselho ambiental.