“Ninha Fresneda” viabiliza projeto Agricultura Urbana para Tupã

O vereador “Ninha Fresneda” esteve em São Paulo, onde se reuniu com o deputado estadual Major Olímpio Gomes para discutir a implantação do projeto Agricultura Urbana.

Publicado em: 06 de março de 2012

O vereador Augusto Fresneda Torres, “Ninha Fresneda”, esteve em São Paulo, onde se reuniu com o deputado estadual Major Olímpio Gomes para discutir a implantação do projeto Agricultura Urbana em Tupã. Após ter indicação aprovada pela Câmara Municipal, o parlamentar tupãense buscou apoio nas esferas estadual e federal para viabilizar este programa.
Em resposta a solicitação do deputado Major Olímpio, a secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Carneiro, informou que as providências necessárias para a implantação do projeto Agricultura Urbana serão tomadas. A Coordenadoria de Desenvolvimento Agronegócios (Codeagro) se colocou à disposição para prestar o apoio necessário visando o desenvolvimento do programa.
O projeto Agricultura Urbana é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, que vem sendo implantado principalmente em regiões metropolitanas. No Estado de São Paulo, foi estabelecida uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, através da Fundação Paula Souza, para o desenvolvimento do programa.
            De acordo com o vereador “Ninha Fresneda”, o projeto Agricultura Urbana baseia-se na utilização de áreas que ficam nas cidades ou em regiões periféricas com o objetivo de produzir alimentos, plantas aromáticas, bem como a criação de animais de pequeno porte, destinados ao consumo próprio ou ao comércio local.
            O vereador “Ninha Fresneda” ressalta que o projeto Agricultura Urbana permite o alcance de objetivos fundamentais como a promoção da segurança alimentar, melhoria da renda de seus beneficiários e melhor aproveitamento dos espaços urbanos. “As possibilidades de geração de trabalho e renda também trarão grande contribuição para o município e a população”, destaca.
Para o vereador “Ninha Fresneda”, é viável a implantação do projeto Agricultura Urbana em Tupã, pois muitas pessoas já cultivam na área urbana com bons resultados. O programa seria uma forma de fortalecer essa prática.