Vereador quer endocrinologista na rede básica de saúde

Valmir Zoratto diz que contratação de especialista é para evitar que pacientes na fila de espera tenham de buscar atendimento em Marília

Publicado em: 05 de março de 2010

Valmir Zoratto diz que contratação de especialista é para evitar que pacientes na fila de espera tenham de buscar atendimento em Marília

Atendendo solicitação de moradores e buscando reduzir a  fila de espera por consulta, vereador Valmir Zoratto (PTB) está solicitando ao Executivo medidas para contratação de médico endocrinologista na rede municipal de saúde. Especialista atuaria no atendimento aos pacientes com diabetes, problemas de tireóide e obesos.

Além disso, a contratação do médico endocrinologista ajudaria reduzir a fila de espera para o atendimento desta especialidade na rede básica de saúde e evitar o deslocamento dos pacientes para Marília. 

“Muitos pacientes que precisam de um especialista nesta área em nossa cidade precisam ser encaminhados para Marília, ficando meses na fila de espera para atendimento, que é grande”, observa Zoratto.

O vereador diz que com a existência do Consórcio Regional Intermunicipal de Saúde em Tupã, que inclui também as cidades de Rinópolis, Parapuã, Bastos, Herculândia, Queiroz, Iacri e Arco íris, a contratação deste especialista torna-se fundamental, pois o atendimento será para os pacientes de Tupã e também da região.

Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as desordens do sistema endócrino e suas secreções específicas chamadas hormônios. As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado Endocrinologista, são: tratamento de diabetes, da obesidade, alterações hormonais como desordens da glândula tireóide, alterações do ciclo menstrual e outras doenças relacionadas à falta ou ao excesso de hormônios.

Lixeiras

Zoratto também encaminhou indicação ao prefeito Waldemir solicitando implantação de lixeiras nos pontos de ônibus circular onde há cobertura. “Muitos usuários do transporte coletivo urbano reclamam da existência de lixeiras, o que muitas vezes acaba obrigando as pessoas a deixarem latas de refrigerantes e outros lixos nos pontos, por falta de um local adequado para depositá-los”, justifica o vereador.

Sua sugestão visa justamente evitar o acúmulo de objetos e lixo nas ruas, que provoca entupimento dos bueiros e por consequência, alagamentos e enchentes nos dias de chuva. “Na condição de Estância Turística, seria muito importante que fossem disponibilizadas lixeiras nos pontos de ônibus para que tenhamos uma cidade limpa e, em especial, com bom aspecto visual”, afirma.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!