Câmara Municipal homenageou mulheres de destaque em Tupã

Publicado em: 13 de março de 2012

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal realizou, no dia 8 deste mês, uma sessão solene para homenagear 30 mulheres que se destacam em nossa cidade. Além da homenagem, o evento propôs uma reflexão sobre as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos.
Neste ano, as homenageadas pela Câmara Municipal foram: Neyde Santos Gomes, Brigida Ferreira, Irani Seiscento Vellini, Lidia de Souza Ramalho Giunco, Maria de Fátima Alves dos Santos, Regina Fátima Vicarri Vieira, Lucimar Germano de Camargo Brito, Lucimar Brait, Edilene M.P. Camargo, Terezinha Celli Teixeira de Mendonça, Dinah Primo Machado Modelli, Conceição Pereira da Silva Neves, Sirlene Sanches Santos, Elisabete Vieira Lopes, Trinidade Luques Demarchi, Neusa Assad Gonçalves, Maria Helena Mozena, Tamimi David Rayes Borsatto, Carmen Silvia Lozano, Gisele Serra Reinas Rosa, Célia Edwirges Brigantini Fernandes, Sônia Aparecida Brandão Goldoni, Ivete Lucia Rigolette Pontes, Elaine Brite dos Santos, Maria Odete Ruivo Casiatori, Cidete Aparecida Vicente Marques, Maria Jose Gomes Rosa, Marília Nobre dos Santos, Ana Luiza Marques de Oliveira e Maria Iracema Gomes Gonzalez.
A sessão solene contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, e dos vereadores Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, Lucas Machado, Valmir Zoratto, Valdir de Oliveira Mendes, Valdemar Manzano Moreno, Maria Lucília Donadelli e Telma Tulim. Por motivos de saúde, o vereador Augusto Fresneda Torres, “Ninha Fresneda”, não pode participar do evento. Já o vereador Danilo Aguillar Filho se ausentou porque precisou viajar com urgência.
Para reconhecer a atuação das tupãenses, cada vereador indicou três homenageadas. A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher é uma indicação das vereadoras Maria Lucília Donadelli e Telma Tulim. Há quatro anos, a Câmara Municipal tem realizado este evento como forma de reconhecer o trabalho das tupãenses. “As discussões sobre o tema mulher permitiram a evoluçãoque podemos presenciar nos dias atuais. O perfil das mulheres de hoje é muitodiferente das mulheres do começo do século. Vistas como batalhadoras, lutam porsua independência e cada vez mais pelo fim das desigualdades”, ressaltaram as vereadoras.
Durante a solenidade, a vereadora mirim e presidenta do Parlamento Jovem 2011, Maria Fernanda Mendes Jacob, leu um texto que exaltou a força das mulheres. Em seguida, o musical Triplo Sentido apresentou duas canções em homenagem as mulheres. O público ainda assistiu ao vídeo produzido pela TV Câmara sobre o papel da mulher na sociedade.
Representando as mulheres no Poder Legislativo, a vereadora Telma Tulim ocupou a tribuna para falar sobre os avanços do movimento feminino nas últimas décadas e novos desafios para mulher contemporânea. “Queremos viver em harmonia, queremos partilhar. As mudanças dependem de nós”, destacou.
Em nome das homenageadas, a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Assad Gonçalves, também usou a tribuna para falar das competências das mulheres.
Já a advogada e engenheira civil, Celi Teixeira de Mendonça, “Teka”, destacou a sensibilidade como o grande diferencial das mulheres.
Ao ocupar a tribuna, o vice-prefeito Cesar Donadelli, que estava representando o Poder Executivo, ressaltou que as mulheres ocupam lugar de destaque na administração municipal ao comandar secretarias.
O presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, encerrou a sessão solene enaltecendo as mulheres homenageadas.