Luis Carlos participa hoje da cerimônia de assinatura de consignações de TV Digital em Brasília

Publicado em: 14 de março de 2012

TV Câmara poderá iniciar suas operações em sinal digital aberto

O presidente da Câmara Municipal de Tupã, Luis Carlos Sanches, participará nesta quarta-feira, dia 14, às 12 horas, em Brasília, da cerimônia de assinatura de consignações de TV Digital para a TV Câmara. A solenidade acontecerá no auditório da TV Câmara, no edifício principal da Câmara dos Deputados.
O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assinará a consignação de 59 canais de TV Digital para a Câmara dos Deputados. As consignações foram solicitadas como parte do projeto de expansão do sinal da TV Câmara. Com a medida, a TV Câmara poderá iniciar suas operações em sinal digital aberto e gratuito em dezenas de capitais e cidades do interior do país, de maneira compartilhada com a TV Senado e as emissoras das assembleias legislativas e câmaras municipais.
A implantação da Rede Legislativa de TV Digital seguirá o seguinte cronograma: março 2012, Ribeirão Preto, Barretos e Jaú; abril de 2012, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte; primeiro semestre de 2012, Lavras, Sete Lagoas, Pouso Alegre, Jacareí, Bauru, São Carlos, Tupã, Campinas e Ourinhos; agosto de 2012, Palmas, Goiânia, Cuiabá e Vitória.
Em novembro do ano passado, o vereador Luis Carlos Sanches assinou o acordo de parceria da TV Digital com a Câmara dos Deputados. O próximo passo desse processo seria a assinatura de consignações do Ministério das Comunicações, que definirá a destinação do uso do canal. Com a autorização de hoje, a TV Câmara de Tupã será uma das primeiras do Estado de São Paulo e do Brasil a operar em sinal aberto digital e gratuito.
A Rede Legislativa de TV Digital é uma iniciativa da Câmara dos Deputados de compartilhar o canal de TV digital a ela consignado para diminuir os gastos e aperfeiçoar a capacidade de expansão do sinal das TVs legislativas.
Para o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, Tupã saiu na frente, por isso, é uma das primeiras cidades a assinar a consignação da TV Digital. “Nós levaremos para a população de Tupã uma TV Câmara de qualidade. Essa TV é de cada cidadão tupãense”, comentou.
Hoje, a TV Câmara é transmitida pelo canal 16 da TV a cabo. Com a implantação do sinal digital, o canal será sintonizado pelos televisores digitais ou pelos aparelhos de TV com conversor digital.