Lei para utilizar material reciclado na administração pública

Intenção do vereador Valdir de Oliveira é ampliar reciclagem de materiais utilizados pela Prefeitura

Publicado em: 05 de março de 2010

Vereador Valdir de Oliveira (PTB) está sugerindo ao prefeito Waldemir elaboração de lei para promover a reciclagem e utilização de material reciclado no âmbito da administração municipal. Objetivo é ampliar a prática dentro da Prefeitura e para isto o vereador solicita estudos junto aos secretários municipais Wilian Manfré (Administração) e Eliseu Borsari (Meio Ambiente) para implantar tal legislação.

Valdir cita como exemplo o esforço de diversos segmentos para a preservação do meio ambiente e para a construção de uma sociedade mais limpa, saudável e ambientalmente mais responsável e diz que justamente por isso é dever de todos contribuir e trabalhar pelo desenvolvimento sustentável.

No caso da administração pública, o vereador explica que o foco da reciclagem é o papel, sem dúvida o material mais utilizado, e reforça que é de fundamental importância que o administrador público, no caso o prefeito, dê o exemplo de atuação ambientalmente responsável, estimulando os munícipes a fazerem o mesmo.

“A utilização de papel reciclado é a forma mais eficaz de diminuir a quantidade de lixo produzido e reduzir os danos ambientais decorrentes do processo de fabricação”, lembra Valdir, justificando que em comparação com o papel tradicional, a diminuição do impacto ambiental é enorme, daí a importância de se utilizar o papel não clorado em seus materiais de expediente, como folhas de ofício, envelopes, fichários, formulários, entre outros.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal