Ministro das Comunicações assina consignação do canal de televisão digital para a TV Câmara

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assinou a consignação do canal de televisão digital para a Câmara de Tupã.

Publicado em: 20 de março de 2012

Luis Carlos Sanches participou da cerimônia de assinatura em Brasília

Durante cerimônia realizada no auditório da TV Câmara em Brasília, no dia 14 deste mês, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assinou a consignação do canal de televisão digital para a Câmara de Tupã. O presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, esteve presente no evento que faz parte do projeto de expansão da Rede Legislativa de TV Digital.
Com a medida, a TV Câmara poderá iniciar suas operações em sinal digital aberto e gratuito, de maneira compartilhada com a TV Senado e as emissoras das assembleias legislativas e câmaras municipais. Além de Tupã, outras 58 cidades foram contempladas com a consignação do Ministério das Comunicações.
O ministro Paulo Bernardo destacou que a exibição do sinal da TV Câmara em sinal aberto nas cidades contempladas com as novas consignações vai possibilitar que mais da metade da população brasileira tenha acesso à programação da emissora e acompanhar de perto as atividades parlamentares. "A Câmara quer e deve prestar contas de seu trabalho. Paralelamente, a própria população quer acompanhar esse trabalho", lembrou.
Para o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, Antônio Deanardi, a assinatura das consignações ficará marcada para a história do Parlamento do Brasil. “Há cinco anos iniciamos esse trabalho com a TV Câmara que sempre nos apoiou. Hoje com a assinatura efetiva do Ministério das Comunicações dando as consignações para esses canais, é o início da Rede Parlamentar Digital”, destacou.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, a consignação do Ministério das Comunicações permitirá que a TV Câmara opere em sinal aberto digital gratuito. “Fico feliz de Tupã ter saído na frente. Isso democratiza mais as informações do Legislativo, mostrando aquilo que o vereador e o cidadão fazem. Nós podemos ir aos bairros e mostrar o trabalho do cidadão, suas reclamações, aquilo que ele produz de arte, de cultura de trabalho, além de sua experiência de vida. Todo mundo se conhecendo e se integrando”, comentou.
O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação da Câmara dos Deputados, Eduardo Azeredo, observou que o Poder Legislativo precisa dessa divulgação que a TV Digital proporcionará. “Nós vivemos na era da tecnologia e das comunicações. Por isso, é muito importante que a TV aberta leve também os sinais da TV Câmara para todo o Brasil”, destacou.
A implantação da Rede Legislativa de TV Digital seguirá o seguinte cronograma: março 2012, Ribeirão Preto, Barretos e Jaú; abril de 2012, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte; primeiro semestre de 2012, Lavras, Sete Lagoas, Pouso Alegre, Jacareí, Bauru, São Carlos, Tupã, Campinas e Ourinhos; agosto de 2012, Palmas, Goiânia, Cuiabá e Vitória.