Manzano defende vencimento das parcelas do IPTU no dia 30 de cada mês

O vereador Manzano solicitou ao Poder Executivo que autorize o pagamento das parcelas do IPTU para o dia 30 dos meses subsequentes.

Publicado em: 28 de março de 2012

Por meio de indicação aprovada na sessão do dia 26 deste mês, o vereador Valdemar Manzano Moreno solicitou ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes que analise a possibilidade de editar um decreto, autorizando o pagamento das parcelas do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para o dia 30 dos meses subsequentes.

O vereador Manzano observou que houve atraso na entrega dos carnês de IPTU neste início de ano e isso levou o Executivo, por meio de decreto, a prorrogar o pagamento da primeira parcela para o dia 30 deste mês. Por isso, o parlamentar defende que a administração poderia manter para os meses subsequentes essa mesma data para pagamento das demais parcelas.

Manzano explicou que os tupãenses terão que pagar a primeira parcela no dia 30 deste mês e depois quitar a segunda parcela no dia 10 do mês de abril. O parlamentar acredita que esse curto prazo poderá onerar o orçamento de muitos contribuintes. “Essa indicação tem por objetivo manter o incentivo fiscal para o pagamento das parcelas que irão vencer do tributo. Devido ao atraso na entrega dos carnês de IPTU, o pagamento do mês de abril deverá ser efetuado pelo contribuinte com uma diferença de apenas 10 dias da primeira parcela, o que certamente irá dificultar a adequação do orçamento do contribuinte, podendo gerar inadimplência”, destacou o vereador.