Santa Casa inaugura novo laboratório de análises clínicas
Autoridades do município foram convidadas a conhecer laboratório, que em apenas seis meses de funcionamento já realiza média de 15 mil exames por mês
Publicado em: 04 de março de 2010
Autoridades do município foram convidadas a conhecer laboratório, que em apenas seis meses de funcionamento já realiza média de 15 mil exames por mês
A Santa Casa convidou autoridades e comunidade para oficializar na manhã desta quinta (4) a entrega das novas instalações do laboratório de análises clínicas do hospital, que passou por completa reestruturação, incluindo aquisição de equipamentos de última geração, o que garante confiabilidade nos resultados.
Na realidade, o novo laboratório está em funcionamento há seis meses, realizando média de 15 mil exames por mês em diferentes áreas de atuação: bioquímica, imunologia, hormonal, hematologia, microbiologia e patologia, e atendendo Tupã e municípios da região.
Apesar do pouco tempo de atividade o novo laboratório conquistou 100% de acerto no controle de qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, o que credencia o centro de patologia clínica da Santa Casa como um dos mais modernos no Estado de São Paulo, conforme atestou o diretor clínico do Laboratório de Imunologia de Marília (LIM) e responsável pelo laboratório da Santa Casa, Marcelo Ortega Ruiz, tupãense que concretizou o sonho de trazer para sua cidade natal laboratório de ponta, permitindo à população da cidade e região acesso a serviço de qualidade sem a obrigatoriedade de deslocamento para cidades como Marília e Presidente Prudente.
No lançamento das novas instalações do laboratório, estiveram presentes autoridades municipais, como o vice-prefeito César Donadelli, a primeira-dama Neusa Assad Gonçalves, o presidente da Câmara Antônio Alves de Sousa “Ribeirão”, o vereador Valdir de Oliveira – que intermediou primeiro encontro entre o empresário e o prefeito Waldemir, em janeiro de 2009, quando Marcelo Ortega ainda estudava local para instalar o laboratório –, o ex-prefeito Manoel Gaspar, além do provedor da Santa Casa, Claudinês Luchi Arroyo e de representantes da irmandade do hospital, do corpo clínico e funcionários do laboratório.
A inauguração também foi prestigiada por autoridades de municípios como Penápolis, Bastos e Herculândia e por membros de clubes de serviços e voluntários que atuam em prol do hospital. A solenidade foi aberta pelo administrador do LIM e do laboratório da Santa Casa, Alexandre Saes, que prestou homenagem aos funcionários em nome de Tereza Pacola, primeira funcionária do laboratório, há 31 anos na Santa Casa.
Em seguida, o presidente da Câmara, Ribeirão, agradeceu, em nome da população tupãense, a abnegação dos representantes da irmandade da Santa Casa, por trabalharem em prol da saúde no município, e disse que a Câmara está à disposição da entidade. Ele também saudou o empresário Marcelo Ortega, por trazer inovação e progresso nos exames laboratoriais. “Quem ganha com isso é o povo”, ressaltou.
Marcelo Ortega disse que sua proposta não era a de apenas trazer para a cidade mais um laboratório clinicam, mas sim um laboratório que representasse inovação tecnológica, com equipamentos do mais alto nível e que buscasse a excelência na qualidade dos serviços prestados, com profissionais preparados e constantemente aprimorados para ofertar recursos únicos na região.
“Neste sentido tenho hoje uma sensação de dever cumprido”, afirmou. “Mas garanto a todos que este dia não é o fim da história, mas sim o começo, pois sabemos que manter o nível que desejamos implica em uma constante união de esforços e uma busca contínua por melhorias, tanto em termos de ciência como em recursos humanos”.
Referência na região
Representando o prefeito Waldemir, Dr. César Donadelli parabenizou o empreendimento e a Santa Casa por entender que esse laboratório de ponta teria de vir para o hospital.
O vice-prefeito disse ainda que Tupã está se transformando em referência na área da saúde para a microrregião devido aos investimentos que o setor vem recebendo. Como exemplo disto, ele citou a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e ainda a vinda do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), serviços que abrangerão também a região.
“Hoje, em Tupã, o setor de saúde gera 1,5 mil empregos diretos e indiretos, número bastante considerável”, revelou. Segundo Dr. César, o crescimento do setor de saúde não seria possível sem a parceria com os dois hospitais da cidade. “Esse laboratório de alto nível que a Santa Casa inaugura hoje só vem agregar ao excelente momento que o setor da saúde vive hoje em nossa cidade, que precisa cada vez mais de empreendedores como o Marcelo”, disse.
Encerrando a solenidade, o provedor da Santa Casa, Claudinês Arroyo contou que a inauguração do novo laboratório faz parte do extenso projeto de reestruturação da Santa Casa, cuja finalidade é a de ampliar os serviços prestados pelo hospital.
Dentro deste projeto está em andamento a ampliação do centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva, duas obras que ainda precisam de mais recursos para serem concretizadas, conforme ressaltou o provedor. “Por isso pedimos o apoio da Prefeitura e da Câmara para que a Santa Casa consiga continuar exercendo seu papel social no município e na região”, lembrou.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email