Luis Carlos inicia trabalho para transformar Tupã na capital nacional da fotografia

Vereador Luis Carlos defende título de Capital Nacional da Fotografia para Tupã.

Publicado em: 04 de abril de 2012

Comissão Parlamentar Especial foi constituída para iniciar uma série de estudos

Os vereadores aprovaram, na sessão do dia 2 deste mês, o projeto de resolução 01/2012, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, que constitui uma Comissão Parlamentar Especial (CPE) que iniciará uma série de estudos, visando transformar Tupã na “Capital Nacional da Fotografia”. Essa CPE fará o levantamento de informações históricas, cadastramento de empresas e profissionais, além de tomar providências parlamentares juntos às autoridades legislativas nos âmbitos estadual e federal.
Durante a sessão, o vereador Luis Carlos ocupou a tribuna para falar sobre a importância histórica de Tupã no mercado fotográfico. O parlamentar ainda citou o empresário Eizi Hirano como um dos percussores desta atividade no município.  “Com a formação desta CPE, devemos iniciar um trabalho para obter números corretos e informações mais precisas sobre o real e efetivo nosso potencial fotográfico, haja vista que entendemos que a nossa cidade dispõe de condições para obter o título de Capital Nacional da Fotografia”, ressaltou.
A CPE será composta pelos vereadores: Luis Carlos Sanches, presidente; Valdir de Oliveira Mendes, vice-presidente; Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, relator. O projeto de resolução que cria comissão recebeu a subscrição dos vereadores “Ribeirão”, Augusto Fresneda Torres, “Ninha Fresneda”, Danilo Aguillar Filho e Valdemar Moreno Manzano. “Essa propositura vem atender uma reivindicação que nos foi realizada recentemente por diversos empresários do ramo fotográfico da cidade, que gostariam de ver iniciado em nossa cidade, por iniciativa deste Legislativo, o levantamento de informações histórias, cadastramento de empresas e profissionais, além da tomada de demais providências junto às autoridades legislativas no âmbito estadual e federal, objetivando conseguir esse importante título para nossa cidade, ou seja, a denominação de Tupã como a “Capital Nacional da Fotografia”, comentou.
Segundo o vereador Luis Carlos, o motivo da sua propositura se justifica no fato do município de Santa Fé (Paraná) estar pleiteando junto à Câmara Federal, a obtenção desse importante título. Essa medida é defendida pelo deputado federal Luiz Nishimori (PSDB-PR), que apresentou ano passado, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Nº 1.900/2011, o qual se encontra tramitando atualmente junto à Comissão de Educação e Cultura no aguardo da designação de relator.
Em sua justificativa, Nishimori sustenta que Santa Fé vem se expandindo na última década no setor de serviços e nas atividades ligadas à área da fotografia. O município paranaense de apenas 9,7 mil habitantes revela em torno de 65 mil fotos por dia. Santa Fé possui 30 empresas cadastradas, que geram em torno de 400 empregos diretos, sem contar os representantes comerciais e fotógrafos que estão espalhados em vários estados brasileiros. O parlamentar ressalta que em 2007, o município de Santa Fé, por meio de Lei Municipal, foi denominado de “Capital da Fotografia”, título este, que agora está sendo pleiteado junto à Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.
O vereador Luis Carlos apresentou o projeto de resolução que cria a CPE para que seja realizado em Tupã, um amplo levantamento sobre o seu real efetivo potencial fotográfico. O parlamentar observou que Tupã também tem condições de apresentar, igual, ou melhor, qualidade e quantidade de informações, para ser agraciada com esse importante reconhecimento.
Outro ponto considerado positivo para que Tupã venha a ser reconhecida nacionalmente como Capital da Fotografia, segundo o vereador Luis Carlos, é o fato de já termos conseguido através da Lei Estadual, nº 12.044, de 21 de setembro de 2005, o título de pólo estadual da fotografia. “Ao contrário do que vem acontecendo com o município de Santa Fé, nossa cidade já tem uma legislação estadual reconhecendo Tupã como pólo estadual da fotografia, ao passo que a cidade paranaense ainda pleiteia título nesse sentido junto à assembléia legislativa daquele estado por meio da tramitação do projeto de lei 281/2008”, comparou.
De acordo com o vereador Luis Carlos, estima-se que Tupã tenha mais de três mil profissionais trabalhando direta ou indiretamente no ramo da fotografia. O município possui inúmeras empresas do setor.  Além disso, Tupã conta com uma empresa que é a maior compradora do País de materiais da Fujifilm Brasil. “Nós somos uma estância turística, temos uma história muito rica na fotografia. Precisamos montar um dossiê da história fotográfica de Tupã e nos darmos o direito de competir de igual para igual com a cidade de Santa Fé. Se nós unirmos a classe política de Tupã em prol deste objetivo de conquistar o título de Capital Nacional da Fotografia, tenho certeza que nós vamos ganhar”, destacou.
Além da participação das empresas do setor, o vereador Luis Carlos ainda solicitou que os moradores que conhecem a história do ramo fotográfico em Tupã entrem em contato com a Câmara Municipal.