Vereador Valdir requer liberação da segunda etapa do Museu dos Tropeiros

O vereador Valdir se reuniu com o deputado federal (PT) Jilmar Tatto para requerer a liberação de R$ 400 mil da segunda etapa do Museu dos Tropeiros.

Publicado em: 13 de abril de 2012

O vereador Valdir de Oliveira Mendes esteve em Brasília, onde se reuniu com o deputado federal (PT) Jilmar Tatto para requerer a liberação de R$ 400 mil referentes à segunda etapa da construção do Museu dos Tropeiros. O novo atrativo da estância turística está sendo construído no prédio da antiga estação ferroviária.

Por meio de indicação, o vereador Valdir solicitou apoio político ao deputado federal Jilmar Tatto, visando à liberação desses recursos junto ao Ministério do Turismo. “A proposta já foi cadastrada pela Prefeitura de Tupã e o deputado Jilmar já encaminhou o pedido para o Ministério do Turismo, solicitando à liberação do recurso. A liberação dever ocorrer em maio”, informou.

A Prefeitura rescindiu o contrato com a empresa que iniciou a execução da obra. No prédio da estação ferroviária, foram realizados apenas os serviços de demolição, abertura de vãos, limpeza e retirada de entulhos de toda aquela área. Restam ainda serviços como remoção de pintura e retirada do telhado e das esquadrias. Como parte do serviço já foi executada, o custo da primeira etapa da obra sofreu uma pequena redução. De R$ 449 mil, recuou para R$ 413.561,00, sendo R$ 390 mil repassados pelo Ministério do Turismo e R$ 23.561,00 como contrapartida da Prefeitura.

Para dar sequência à execução da obra, a Prefeitura aguarda a autorização da Caixa Econômica Federal para abrir um novo processo de licitação visando à execução da obra. A expectativa é de isso ocorra ainda neste mês. A empresa que for contratada ficará responsável pelo fornecimento de materiais, equipamentos e mão de obra.

O Museu dos Tropeiros terá 2.104,04 metros quadrados. Desse total, 1.586,45 metros quadrados serão de área livre destinados à construção dos abrigos das plataformas. O prédio em si terá 423,94 metros quadrados. O atrativo terá sala de administração, sala reserva, sala de exposição temporária, sala de exposição fixa, recepção, banheiros para funcionários, banheiros masculino e feminino para o público e um auditório. A marquise de entrada ocupará 93,65 metros quadrados.

O vereador Valdir ajudou a viabilizar a construção do Museu dos Tropeiros por meio do apoio político dos deputados federais Jilmar Tatto e Antonio Carlos Biffi. O parlamentar já requereu a liberação da segunda etapa para agilizar a viabilização do projeto. “Essa solicitação tem como principal objetivo a busca de subsídio junto ao Ministério do Turismo para destinação da verba da segunda etapa da construção do Museu dos Tropeiros, com o objetivo de concluir o conteúdo programático da obra”, explicou.