“Ribeirão” é nomeado membro do Conselho Regional SENAI e SESI

O vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, foi nomeado membro do Conselho Regional do SENAI e do SESI.

Publicado em: 20 de abril de 2012

O vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, foi nomeado membro do Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI).  A nomeação foi oficializada no dia 19 de março, pelo presidente dos Conselhos Regionais do SENAI-SP e SESI-SP, Paulo Skaf.
“Ribeirão” é membro do Conselho Consultivo da Escola SENAI “José Polizotto” (Marília), “Shunji Nishimura” (Pompéia) e do Centro de Atividades do SESI “Lázaro Ramos Novaes” (Marília). O vereador já era conselheiro e foi nomeado novamente para ocupar a função. “Fico feliz em continuar fazendo parte deste importante conselho, colaborando com as ações do SENAI e SESI”, destacou.
O SENAI configura-se como sistema estruturado em base federativa, que desenvolve ampla gama de programas de formação profissional, buscando atender às carências da mão-de-obra industrial brasileira, sempre em função das peculiaridades de cada região do País.
o Serviço Social da Indústria é uma entidade de direito privado, nos termos da lei civil, estruturada em base federativa para prestar assistência social aos trabalhadores industriais e de atividades assemelhadas em todo o Brasil. O SESI exerce papel fundamental no desenvolvimento social brasileiro, colaborando efetivamente com a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria, seus familiares e comunidade em geral por meio de seus serviços nos campos da educação, saúde, lazer e esporte, cultura, alimentação e outros.

Parceria com resultados

Atuando como conselheiro do SENAI e SESI, o vereador “Ribeirão” conseguiu viabilizar vários projetos para Tupã. A reativação da antiga Escola Industrial foi uma das primeiras ações. O prédio estava há vários anos sem utilização e com os maquinários parados. O parlamentar conseguiu a reforma da unidade. Hoje, o SENAI atua, em parceria com o poder público, na Escola Municipal de Formação Industrial (EMFI) “Paulo Renato Stort”, onde oferece o curso de mecânico geral para jovens de 14 a 17 anos. A unidade fica no prédio anexo à escola estadual “Lélio Toledo Piza”, antigo colégio industrial.
Outra ação concreta do vereador “Ribeirão”, em parceria com o SENAI, foi a implantação do curso de solda. O laboratório na EMFI “Paulo Renato Stort” que abrigará este segundo curso está pronto e a inauguração deve acontecer em breve. Com isso, mais profissionais serão preparados para atender o mercado de trabalho, tendo a certificação do SENAI.
De acordo com o vereador “Ribeirão”, é preciso ampliar as oportunidades de capacitação profissional, pois o Brasil é a sexta economia do mundo e vive um momento de crescimento. Entretanto, muitas vezes, as empresas têm dificuldade para encontrar mão de obra qualificada.  “Novas vagas na indústria estão surgindo e ainda surgirão nos próximos anos. O profissional precisa estar preparado para atender essa nova demanda. Por isso, a qualificação é extremamente importante para que as empresas e indústrias tenham mão de obra qualificada para ampliar seus negócios”, observa.
Ainda é parceria com o SENAI-SP, o vereador “Ribeirão” também viabilizou por várias vezes a vinda da unidade móvel do Programa “Alimente-se Bem”. Trata-se de uma cozinha adaptada em uma carreta, equipada com eletrodomésticos e utensílios de cozinha, com capacidade para 30 alunos/aula. O projeto oferece cursos, com aulas teóricas e práticas de culinária,  com a proposta de ensinar os trabalhadores e suas famílias a preparar diversas receitas utilizando totalmente os alimentos, inclusive cascas, talos e folhas de frutas, legumes e verduras. A proposta é evitar o desperdício de alimentos e, consequentemente, reduzir as despesas com alimentação.
Além do vereador “Ribeirão”, o empresário tupãense João Seiscento também foi nomeado membro do Conselho Regional Consultivo do SENAI e SESI.