Ribeirão” conquista mais 155 novas casas do Programa Minha Casa, Minha Vida

Por intermédio do vereador “Ribeirão”, outras 155 moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida serão construídas no loteamento denominado Conjunto Habitacional São Francisco II.

Publicado em: 26 de abril de 2012

Loteamento onde as novas moradias serão construídas é aprovado

O sonho da casa própria está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade para 155 famílias em Tupã. Por intermédio do vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, outras 155 moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida serão construídas no loteamento denominado Conjunto Habitacional São Francisco II. A área onde o projeto será executado foi aprovada pelo município e pelo Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (Graprohab).

O loteamento surgirá na Zona Leste da cidade, em ótima localização, tendo acessos pela Rua Aimorés, Rua Marília e Estrada Municipal do Bairro São Gonçalo, anexo ao Jardim Apoena, formando uma área total de 46.074,83 m². O novo conjunto habitacional ficará numa área entre as ruas Campinas e Francisco Gomes Pato.

Preocupado em reduzir o déficit habitacional no município, o vereador “Ribeirão” procurou em 2010 a empresa Cavinato Projeto de Arquitetura Ltda. e propôs ao proprietário, Rafael Cavinato, que investisse em Tupã, na construção de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. “Há dois anos, eu convidei uma empresa de São Paulo que viesse para Tupã comprar um terreno porque no programa Minha Casa, Minha Vida cabe à empresa comprar o terreno, fazer a infraestrutura e construir. Este é um trabalho que contamos com o apoio do deputado federal Cândido Vaccarezza”, lembrou o vereador.

O empresário Rafael Cavinato elogiou a iniciativa do vereador “Ribeirão” em procurá-lo, sugerindo que viabilizasse esse empreendimento em Tupã, para que mais famílias fossem beneficiadas com a aquisição da casa própria. “A população de Tupã realmente tem um vereador comprometido com o seu município e preocupado em ajudar a população carente. Iniciamos a discussão em torno desse programa em 2010, e a partir daí, uma série de providências passaram a ser tomadas. Fomos até a cidade Tupã, onde fomos recepcionados pelo vereador “Ribeirão” que nos levou ao prefeito Waldemir, que prontamente nos atendeu, demonstrando interesse no empreendimento. Acredito que essa seja apenas a primeira, de várias outras obras do programa Minha Casa, Minha Vida que realizaremos em Tupã”, disse o empresário.

Depois de dois anos, após definida a área para construção do novo conjunto habitacional e superado todo o trâmite burocrático, como aprovação da Cetesb, a transformação da área rural em área urbana, compra do terreno, entre outras providências, o processo finalmente chega na sua reta final, dependendo apenas de análise jurídica e aprovação da Caixa Econômica Federal para que as obras sejam iniciadas. A construção mais 155 casas está prevista para começar neste semestre.

Segundo o empresário Rafael Cavinato, vencido o prazo de publicação do edital de loteamento, que é de três dias, se não houver nenhuma impugnação, a empresa aguardará apenas da autorização da Caixa para dar início à obra. “Se o processo transcorrer normalmente, acreditamos que já na primeira quinzena de maio poderemos dar início aos trabalhos de construção das 155 casas do programa Minha Casa, Minha Vida”, informou.

“Ribeirão” destaca o aspecto social do programa Minha Casa, Minha Vida. “Mais 155 famílias serão contempladas neste projeto maravilhoso. O cidadão paga as prestações só por 10 anos e já recebe a escritura. Além disso, paga apenas 10% do salário. Vale lembrar que quem pode pleitear é aqueles que ganham de zero a três salários mínimos. Esse é um projeto social para atender aqueles que mais precisam”, destacou.

Sonhos que se tornaram realidade

Assim que o Minha Casa, Minha Vida foi lançado pelo governo federal durante a gestão do presidente Lula, o vereador “Ribeirão” iniciou um trabalho para incluir Tupã neste programa. A iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal e do deputado federal Cândido Vaccarezza (PT). Hoje, o programa Minha Casa, Minha Vida já entregou as 294 casas que formam o Conjunto Habitacional Jamil Dualib. Atualmente, outras 377 moradias estão sendo construídas numa área ao lado do primeiro conjunto entregue. “Desde quando foi lançado o projeto eu fiz uma indicação solicitando apoio ao prefeito, ao deputado Vaccarezza e ao presidente Lula. Os resultados estão acontecendo, mas este loteamento em especial, eu acompanhei do início ao fim. Vamos beneficiar mais 155 famílias. Com essas novas moradias, chegaremos a quase mil casas em Tupã. Vamos pleitear novas moradias para que a gente consiga atender mais famílias com outros loteamentos”, destacou.