Lucília destaca mobilização da sociedade para garantir os direitos das pessoas com deficiência

A vereadora Lucília Donadelli participou da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada no dia 24 deste mês.

Publicado em: 27 de abril de 2012

A vereadora Maria Lucília Donadelli participou da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada no dia 24 deste mês, no Núcleo de Apoio a Terceira Idade (NATI), com a presença de representantes de entidades e do poder público da região de Tupã. A parlamentar foi uma das organizadoras deste evento que definiu propostas para serem encaminhadas à etapa estadual da conferência.

O evento contou com a presença do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD) e do Núcleo Regional VIII, Cláudio Silva; da vice-presidente do CMPCD, Paula da Silva Saia; da vereadora Telma Tulim; do vice-prefeito, Cesar Donadelli; da secretária municipal de Assistência Social, Neusa Assad Gonçalves; e da secretária municipal de Promoção Social de Bastos, Erondina B. de Oliveira Joaneto.

Durante a abertura do evento, a vereadora Maria Lucília Donadelli destacou que a conferência é uma importante iniciativa da sociedade civil e do poder público. “Muitos de vocês que estão aqui e a maioria dos que não estão participando não tem ideia da importância desse evento. As pessoas com deficiência devem ter seus direitos assegurados por ações de inclusão implantadas em cada município de nosso Estado. Caso contrário, teremos mais de 4,5 milhões de habitantes vivendo numa situação de absoluta falta de dignidade e respeito. É responsabilidade de todos nós (governo e sociedade civil) a garantia desses direitos a todos”, alertou.

Segundo a vereadora Lucília Donadelli, as necessidades são muitas e é fundamental que o gestor público saiba quais são as prioridades de seu município. “Desde que foi aprovada a constituição federal de 1988, os vários segmentos da nossa população, incluindo as pessoas com deficiência, alcançaram o direito de representação junto ao Poder Executivo por meio dos conselhos municipais e estaduais. É função do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência atuar junto ao prefeito, propondo políticas públicas para essa população e acompanhar, avaliar e aperfeiçoar essas ações municipais. Por isso, estamos aqui hoje”, destacou.

Na conferência, a sociedade discutiu os seguintes eixos temáticos: educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde, prevenção, reabilitação, órtese e próteses; e segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados. Após as discussões, as propostas foram votadas para serem encaminhadas à Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Mais uma vez, a nossa cidade e a administração municipal estão dando um exemplo de cidadania. Neste encontro, escolhemos ações e diretrizes para concretizar mais saúde e qualidade de vida, respeito e dignidade para os nossos cidadãos com deficiência”, observou a vereadora.