Telma propõe melhorias no fluxo de veículos na Rua Nhambiquaras

A vereadora Telma Tulim propôs ao Poder Executivo que realize estudos para melhorar o fluxo de veículo na Rua Nhambiquaras.

Publicado em: 27 de abril de 2012

Preocupada com a segurança dos motoristas e motociclistas, a vereadora Telma Tulim propôs ao Poder Executivo que realize estudos para melhorar o fluxo de veículo na Rua Nhambiquaras, principalmente no trecho entre a Avenida Tamoios e Rua Brasil. Por meio de indicação aprovada na sessão do dia 23 deste mês, a parlamentar sugeriu a proibição de estacionamento em um dos lados da via, assim como a Prefeitura fez na Rua Marília.

Por causa do crescimento da frota de veículos em Tupã, os motoristas trafegam com dificuldade pela Nhambiquaras quando há carros estacionados nos dois lados da via. “A Rua Nhambiquaras, em especial no trecho entre a Avenida Tamoios e a Avenida Brasil, é uma via central de nosso município de grande fluxo de veículos, principalmente nos horários de ‘pico’, quando o movimento no local aumenta consideravelmente”, analisa.

Além do grande fluxo de veículos, a vereadora Telma também observa que na Rua Nhambiquaras existem diversos comércios e empresas, como supermercados e oficinas, que contribuem para o aumento do número de veículos estacionados nos dois lados da via. “Por causa do estrangulamento em alguns pontos da rua, os motoristas não conseguem trafegar nos dois sentidos quando há carros estacionados nos dois lados”, explica.

Considerando o movimento existente no local, a vereadora Telma observa que a Rua Nhambiquaras é estreita para a quantidade de veículos que circulam pela via. “Uma solução prática para o problema seria o impedimento de estacionamento em pelo menos um dos lados da via. Sempre que existem carros estacionados dos dois lados da via, não existe a possibilidade dos veículos trafegarem nos dois sentidos, obrigando sempre um motorista a parar para dar passagem ao outro, gerando riscos de acidentes e transtornos à população”, ressalta.

De acordo com a vereadora Telma, essa indicação foi baseada numa solicitação feita por motoristas e moradores daquela região da cidade. “A gente é a favor porque vem para melhorar o trânsito da cidade, inclusive no nosso bairro que tem muito movimento de veículos, principalmente em horários de pico, quando não tem como estacionar nos dois lados”, diz o comerciante Fabrício Valverde.

Semáforos

Em outra indicação, a vereadora Telma solicitou ao Poder Executivo que providencie a substituição dos semáforos da Rua Brasil, no cruzamento das ruas Nhambiquaras, Caingangs e Aimorés. A parlamentar defende a instalação de semáforos de três tempos para dar maior segurança aos motoristas que convergirem à esquerda e aos pedestres.

A substituição desses equipamentos é o desejo dos motoristas e dos pais de alunos da Escola Estadual Joaquim Abarca, que fica no cruzamento da Rua Brasil com Caingangs. “Nós precisamos de semáforos de três tempos na Rua Brasil. Esta é uma via com fluxo enorme de veículos e caminhões pesados. Para que possamos prevenir acidentes, estou sugerindo as mudanças desses atuais semáforos. Os semáforos de três tempos permitem que o pedestre tenha tempo para atravessar a rua e os motoristas de convergirem à esquerda”, defende.