Vereadora Maria Lucília propõe implantação do Programa Saúde Toda Hora

Por meio de indicação, a vereadora Maria Lucília Donadelli propôs ao Poder Executivo que realize estudos visando à implantação do Programa Saúde Toda Hora.

Publicado em: 08 de maio de 2012

Por meio de indicação aprovada na sessão do dia 2 deste mês, a vereadora Maria Lucília Donadelli propôs ao Poder Executivo que realize estudos visando à implantação do Programa Saúde Toda Hora. O objetivo é ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de emergência.

Com essa ação, a vereadora Lucília Donadelli explica que a comunicação entre as centrais de regulação do SAMU 192, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o hospital torna o atendimento ainda mais rápido e eficaz, reduzindo mortes ou sequelas ao paciente. “Esse formato de funcionamento integrado entre várias unidades de promoção, prevenção e atendimento à saúde é uma das principais características da rede, que deve ser implementada gradativamente, em todo o território nacional, pautando-se pelos princípios do acolhimento com classificação do risco, qualidade e resolutividade”, ressalta.

De acordo com a vereadora Lucília Donadelli, a Rede de Atenção às Urgências foi constituída considerando que o atendimento aos usuários com quadros agudos deve ser prestado por todas as portas de entrada dos serviços de saúde do SUS. O objetivo é possibilitar a resolução integral da demanda ou transferir, responsavelmente, para um serviço de maior complexidade, dentro de um sistema hierarquizado e regulado, organizado em redes regionais de atenção às urgências.

A vereadora Lucília considera importante a implantação do Programa Saúde Toda Hora para o município de Tupã. Por isso, ofícios serão encaminhados ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes e ao secretário municipal de Saúde, Willian Manfré. “O acolhimento com classificação de risco, a qualidade e a rosolutividade constituem a base do processo e do fluxo assistencial de toda a Rede de Atenção às Urgências. Essa rede é composta pelos seguintes serviços: Promoção, Prevenção e Vigilância à Saúde; Atenção Básica em Saúde; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências; Sala de Estabilização; Força Nacional de Saúde do SUS; Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e o Conjunto de Serviços de Urgência 24 horas; Atenção Hospitalar; e Atenção Domiciliar”, informa.